Grade (Arcos de Valdevez)

Apresentação da antiga freguesia de Grade (Arcos de Valdevez): caracterização sócio-económica e demográfica, história, património histórico e edificado e património natural.

Apresentação de Grade (Arcos de Valdevez)

 grade-01

FICHA DA LOCALIDADE

Localidade: Grade
Classificação: Freguesia (extinta em 2013)

População: 393 habitantes (Censos 2011)
Coordenadas: 41°52’10.0″N 8°22’29.9″W
País: Portugal
Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Arcos de Valdevez
Freguesia: Grade e Carralcova

….

Grade é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo. Foi extinta no âmbito da reforma administrativa de 2013, passando nessa altura a fazer parte da freguesia de Grade e Carralcova (oficialmente ‘União de Freguesias de Grade e Carralcova’). Antes dessa reforma administrativa, a freguesia possuía 393 habitantes (de acordo com os Censos 2011), num território com 4,61 km2. Faziam parte da antiga freguesia as seguintes localidades:

História da freguesia e da paróquia de Grade

A paróquia que integra os territórios da antiga freguesia de Grade surgia já em documentos muito antigos mas sob a designação de Gorvellas. A atual designação de Grade, tem origem, segundo a tradição, no facto de desta região ser natural o construtor das grades utilizadas pelos portugueses contra os castelhanos e leoneses na Veiga da Matança, célebre batalha que opôs Afonso Henriques a seu primo Afonso VII de Leão. Nesta batalha teria sido encontrada a relíquia do Santo Lenho que atualmente se encontra na igreja paroquial.

Nos séculos seguintes, a paróquia pertenceu a várias jurisdições: em 1258 surge na lista das igrejas situadas Entre Lima e Minho como pertencente ao Bispado de Tui. Em 1444, a comarca eclesiástica de Valença, desde o rio Lima até ao Minho, foi desmembrada do bispado de Tui, passando a pertencer ao de Ceuta.Em 1512, o arcebispo de Braga, D. Diogo de Sousa, deu a D. Henrique, bispo de Ceuta, a comarca eclesiástica de Olivença, recebendo em troca a de Valença do Minho, permuta esta que apenas em 1513 foi aprovada pelo papa Leão X.

Património Natural, Cultural e Edificado

A beleza das aldeias e da paisagem são os grande destaques do território da antiga freguesia de Grade. De facto, a extraordinária beleza das áreas ribeirinhas dos rios Ázere , Padornelo e Grade, as vistas panorâmicas sobre o vale do rio Vez, as paisagens rurais e as agrestes encostas da serra da Peneda, tornam esta uma região um verdadeiro paraíso paisagístico.

Relativamente ao património edificado, os grandes destaques são a Igreja Paroquial de Grade, a Capela da Senhora da Piedade e a Torre de Faro, este último um edifício monumental edificado no séc. XV e que se presume sobre um edifício mais antigo datado do período de ocupação romana.

Heráldica da antiga freguesia de Grade

Brasão: escudo de azul, reixado de prata, tendo brocante um relicário do Santo Lenho, de ouro, com dobre-cruz de vermelho. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “GRADE – ARCOS DE VALDEVEZ”.
Bandeira: amarela. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Grade – Arcos de Valdevez”

.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

.

Galeria Fotográfica

Este texto é apenas um resumo. Se conhece bem a localidade, envie-nos um texto sobre a mesma, onde poderá efectuar uma descrição, apresentação da sua história, a toponímia, lendas que lhe estejam associadas, população, e outras informações que julgue pertinentes (exemplo). Poderá enviar também fotografias originais da localidade. No mail que nos enviar, deverá identificar a localidade a que se refere, as eventuais fontes, e identificar-se a si próprio (nome ou pseudónimo). Poderá escrever também sobre localidades que não se encontrem referenciadas na listagem. Contribua e não deixe que a sua localidade fique de fora.
Mail para envio: knoow.net@gmail.com

|Portal de Arcos de Valdevez|

632 Visualizações 1 Total
632 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.