Cacinheira (Ourém)

Apresentação da localidade de Cacinheira (Casal dos Bernardos, Ourém): caracterização sócio-económica e demográfica, história, património histórico e edificado e património natural.

Apresentação da localidade de Cacinheira

FOTO

(ainda não temos fotografia da localidade… ajude-nos enviando uma ou mais fotos desta localidade para que possamos colocar neste espaço… deverá ser uma fotografia da sua autoria e não deverá possuir direitos de autor… pode enviar para geral@knoow.net)

FICHA DA LOCALIDADE

Localidade: Cacinheira
Classificação: Aldeia/Lugar

População: 92 habitantes (Censos 2011)
Coordenadas: 39°45’15.6″N 8°30’49.1″W
País: Portugal
Distrito: Santarém
Concelho: Ourém
Freguesia: Rio de Couros e Casal dos Bernardos

….

Cacinheira é um lugar da freguesia União das Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, concelho de Ourém, distrito de Santarém. Confina com as localidades de Várzea da Cacinheira, Casal do Ribeiro, Casal dos Bernardos, Casal dos Moleiros e Engenhos. De acordo com os Censos de 2011 do INE, a população residente na Cacinheira era nesse ano de 92 pessoas.

A localidade está localizada entre uma zona de pinhais de pinheiro bravo e o vale da ribeira da Salgueira, um vale muito fértil e que permite a exploração agrícola de regadio, em especial do milho. Além do cultivo do milho, é praticada também a agricultura de subsistência nos pequenos quintais localizados junto das habitações, e onde são cultivados frutos e legumes para auto-consumo, bem como o olival e a vinha. Além da pequena agricultura, a construção civil é também uma atividade de relevo na localidade. Outrora tinha também importância a moagem do milho em vários moinhos que aproveitavam a força das águas da ribeira, atividade que entretanto foi deixando de existir.

Desconhece-se a origem do topónimo Cacinheira, mas uma das explicações mais aceites é o de que este terá origem na palavra Cacimba, que significa orvalho ou nevoeiro. De facto, estando localizada a um vale húmido, a zona é muito propícia à formação de nevoeiros, o que poderá ter levado à atribuição deste nome. De Cacimba o nome terá evoluído para Cacimbeira e daí para Cacinheira.

Relativamente a infraestruturas e edifícios públicos, a localidade possui uma escola do primeiro ciclo (inaugurada em 1965, mas entretanto encerrada e convertida em sede de uma associação de caçadores) e uma capela, administrada pela Paróquia de Casal dos Bernardos, e onde é realizada uma festa anual em honra de Santo António. Uma referência ainda para o Parque de Merendas equipado com churrasqueiras e mesas, adequado para a realização de convívios, junto ao qual existe um pequeno ribeiro e uma pista de trial.

 

Este artigo faz parte do Portal de Ourém

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

 

,.,.

Este texto é apenas um resumo. Se conhece bem a localidade, envie-nos um texto sobre a mesma, onde poderá efectuar uma descrição, apresentação da sua história, a toponímia, lendas que lhe estejam associadas, população, e outras informações que julgue pertinentes (exemplo). Poderá enviar também fotografias originais da localidade. No mail que nos enviar, deverá identificar a localidade a que se refere, as eventuais fontes, e identificar-se a si próprio (nome ou pseudónimo). Poderá escrever também sobre localidades que não se encontrem referenciadas na listagem. Contribua e não deixe que a sua localidade fique de fora.
Mail para envio: knoow.net@gmail.com

558 Visualizações 1 Total
558 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.