Beja

Apresentação da cidade alentejana de Beja: localização, geografia, demografia, história, principais locais de interesse turístico, …

Apresentação da cidade de Beja

Beja, sede de distrito do Baixo Alentejo é um distrito Português e sede de concelho com o mesmo nome, com uma área de 1146,44 km2 e cerca de 36 000 habitantes.

O Concelho de 12 freguesias (Albernoa e Trindade, Baleizão, Salvador e Santa Maria da Feira, Santiago Maior e S. João Baptista, Beringel, Cabeça Gorda, Nossa Senhora das Neves, Salvada e Quintos, Santa Clara de Louredo, Santa Vitória e Mombeja, São Matias, e Trigaches e São Brissos)  é delimitado a Norte pelos concelhos de Cuba e Vidigueira, a Sul por Mértola e Castro Verde, a Oeste por Aljustrel e Ferreira do Alentejo e a Este por Serpa, todos Concelhos do Baixo Alentejo.

Esta é uma cidade que sofreu várias influências culturais, habitada por diversos povos e com muitas figuras ilustres que ficaram ligadas à história da cidade.

Acredita-se que, apesar das várias referências que nos levam à fundação da cidade pelos Romanos, a cidade fora sim fundada pelos Celtas no ano 400 a.C. e mais tarde habitada pelos Cartagineses durante o século III a.C, antes dos mesmos serem expulsos pelos romanos nos séculos III e II a.C.

Esta povoação pertenceu ao império romano por mais de 6 séculos apelidada de Pax Julia, albergando uma das quatro chancelarias da Lusitânia, no império de Augustus.

Depois da queda do Império Romano, a cidade foi ocupada por Alanos, Suevos e Visigodos, em que a cidade se passa a chamar de Paca.

Foi apenas no século VIII  e durante mais de quatro séculos que a localidade foi ocupada pelos Árabes sob o nome de Baja ou Beja, até que em 1162 a povoação é finalmente reconquistada pelos Cristãos, passando apenas a ser elevada a cidade no ano de 1517.

A cidade de Beja, foi uma das muitas cidades afectadas e destruídas pelas Invasões Francesas que ocorreram entre 1807 e 1811.

Actualmente o brasão da cidade é representado por um touro, o que está intimamente ligado à lenda de que outrora a povoação era constantemente atacada por uma serpente, e a solução para matar a serpente passara por envenenar um touro e dá-lo a comer à serpente, matando a mesma.

Relativamente ao clima, Beja apresenta um clima mediterrânico, sendo uma das cidades portuguesas com as mais elevadas temperaturas no Verão.

São símbolos e locais de visita principais da Cidade de Beja, o seu Castelo e Torre de Menagem, o Museu Rainha D. Leonor (anteriormente convento onde viveu Soror Mariana Alcoforado), as escavações arqueológicas da cidade e de Pisões, as suas inúmeras igrejas, a Sé Catedral, as ruas e ruelas cada uma com a sua história, sendo que a nível de eventos destaca-se a Ovibeja.

Actualmente, mais concretamente no ano de 2011, foi inaugurado o Aeroporto de Beja, que se mantém quase paralisado.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
380 Visualizações 1 Total
380 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.