Mértola

Apresentação da localidade de Mértola (geografia, demografia, locais de interesse turístico, história,…)

Situada no Baixo Alentejo, fazendo parte do distrito de Beja, a vila de Mértola ocupa uma área de 1279, 40 km2, com uma população de 7996 habitantes, em 2004. A altitude máxima deste concelho é na Serra da Alcaria Ruiva, onde se atinge os 370 metros.mertola

Este Município é delimitado a norte pelos municípios de Beja e Serpa, a leste por Espanha, a sul por Alcoutim e a oeste por Almodôvar e Castro Verde.

O concelho de Mértola é constituído por nove freguesias (Alcaria Ruiva, Corte do Pinto, Espírito Santo, Mértola, Santana de Cambas, São João dos Caldeireiros, São Miguel do Pinheiro, São Pedro de Solis e São Sebastião dos Carros).

Esta é uma vila com várias influências – no tempo dos romanos era apelidada de Myrtilis Iulia (ou Mirtylis Iulia), seguiu-se-lhe a ocupação visigótica e a ocupação muçulmana, em que era chamada de Mārtulah – em que cada uma lhe deixou um vasto património.

A importância da Myrtilis Romana manteve-se ao longo de cinco séculos, o que se deve à agricultura e à mineração, com especial relevo para a Mina de S. Domingos.

Este concelho é “banhado” pelo Guadiana, o Grande Rio do Sul, o que tornou em tempos esta vila num dos mais importantes portos marítimos do sul da Península Ibérica, de onde se escoavam cereais e minérios.

Hoje, Mértola é conhecida como Vila Museu (um verdadeiro Museu a céu aberto e com inúmeros núcleos museológicos representando as suas várias influências) e pelo seu Festival Islâmico, que atrai milhares de visitantes de dois em dois anos, e está numa fase final de Candidatura à Marca Património Europeu.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
685 Visualizações 1 Total
685 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.