Quioto

Quioto é uma cidade localizada na ilha de Honshu no Japão.

Quioto é uma cidade localizada na ilha de Honshu no Japão, foi durante milhares de anos a capital imperial do nação e conta atualmente com cerca de 1.5 milhões de habitantes. Guarda cerca de 20% dos tesouros nacionais e 15% das mais importantes propriedades culturais do Japão. Com 24 museus e 37 campos universitários espalhados pela cidade conta com um forte aglomerado de população jovem e apesar de ser um centro cosmopolita mantém imensos locais que simbolizam o legado da sua longa história.

quioto

Quioto tem diversos marcos históricos espalhados pela região.

A cidade de Quioto foi estabelecida durante o século VII e no ano 794 tornou-se a capital do Japão. Tal como as capitais anteriores a cidade seguia uma padrão feito à imagem da capital chinesa, na época da dinastia Tang. Apesar de ter sido durante milhares de anos a capital onde se instalou a família imperial, de 794 a 1868, o centro de poder politico foi mudando com o passar dos anos pois desde o século IX que o país vivia sobre o controlo dos lordes feudais, particularmente durante o período Kamakura de 1185 a 1333 e durante o shogunato de Tokugawa no período Edo entre 1600 e 1867. Durante a restauração Meiji a família imperial mudou-se definitivamente para a atual capital Tóquio.

Muito do valor histórico que se encontra hoje em dia em Quito vem do período Edo. Quioto apesar de ter servido grande parte como símbolo da família imperial e não como centro de decisão política, foi uma cidade que floresceu culturalmente e tornou-se um importante centro de desenvolvimento económico e até mesmo religioso. Quioto foi um dos poucos grandes centros urbanos do Japão que não sofreu bombardeamentos aéreos durante a Segunda Grande Guerra Mundial.

Modernidade e tradição

Quito mantém-se uma cidade com centenas de médias e pequenas empresas. Muito do comercio tradicional e artesanato tem como publico alvo os turistas que passam pela cidade. A produção têxtil, juntamente com a tradição das geishas no sector do entretenimento demonstram essa vontade de Quioto manter-se como representante da tradição japonesa. Os hotéis tradicionais (ou ryokan) abundam pela cidade assim como as instituições de cariz cultural. Entre estas encontram-se as escolas da cerimónia do chá, dos arranjos florais (ou ikebana), das artes teatrais como Noh, Kabuki e danças tradicionais, a caligrafia clássica, pintura, escultura e arquitectura. As ligações de transporte permitem um acesso rápido ás cidades de Osaka, Kobe e Nara.

Isto é especialmente importante para a época dos festivais que Quito mantém há mais de 1000 anos. O Aoi Matsuri é realizado a 15 de Maio, dois meses depois o Gion Matsuri que culmina com a tradicional parada a 17 de Julho, ambos festivais de origem religiosa. Durante o festival de Bon a 16 de Agosto são acendidos os fogos nas montanhas para guiar os espíritos até ao seu destino. A 22 de Outubro realiza-se o Jidai Matsuri dedicado ao passado histórico de Quioto.

489 Visualizações 1 Total
489 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.