Sé Catedral de Silves

Apresentação da Sé Catedral de Silves: localização geográfica, história e características de um monumento de estilo gótico

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

 

A Sé Catedral de Silves é um dos mais importantes monumentos góticos de Portugal, localizada no concelho de Silves, no distrito de Faro, na região do Algarve. 

Foi classificada como Monumento Nacional a 29 de junho de 1922. Este é um monumento em estilo gótico influenciado pela estética o Mosteiro da Batalha, com várias alterações e restauros feitos ao longo dos séculos. Inicialmente foi dedicada a Santa Maria e, posteriormente, a Nossa Senhora da Conceição. É a sua imagem que está representada na capela-mor. 

História da Sé Catedral de Silves

A fundação e construção da Sé de Silves não tem dados muitos claros. A História diz que em 1189 Silves foi conquistada por D. Sancho I aos mouros e terá sido instituída uma catedral no local onde se localizava a mesquita da cidade. No entanto, não existem evidências que comprovem a existência de um templo muçulmano no local da Sé. 

Com a passagem definitiva do Algarve para o reino português, a construção da catedral sofreu um impulso, a partir de 1268. A organização geral da igreja data da segunda metade do século XIII. Contudo, a sua construção demorou vários séculos. De facto, no século XIV ainda estava longe de ser construída. Em 1352/1353 um sismo terá afetado a construção do edifício. Apenas a partir da década de 1440 é que as obras tomaram um impulso definitivo.

D. Manuel I ordenou obras na Sé de Silves durante o seu reinado. No século XVI a progressiva decadência de Silves levou à transferência da Diocese do Algarve para Faro.

O terramoto de 1755 afetou severamente a antiga Sé Catedral de Silves. As obras de restauro terminaram por volta de 1758. 

A partir de 1931 o edifício passou por um programa de restauro. 

Sé Catedral de Silves

By Lacobrigo – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10999208

Características do monumento

Ergue-se num dos pontos mais altos da cidade. A Sé Catedral de Silves caracteriza-se por ser um templo de planta em cruz latina de três naves e transepto saliente. A cabeceira é tripartida com uma abside poligonal flanqueada por dois absidiolos de planta retangular. No seu interior as naves escalonadas têm cobertura de madeira e estão separadas por arcos quebrados com pilares dotados de capitéis. As abóbadas de pedra do cruzeiro e das capelas da cabeceira são de cruzaria de ogivas. O arco triunfal que separa a capela-mor do transepto tem o intradorso rendilhado. 

No pavimento da Sé estão diversos túmulos de bispos e famílias nobres de Silves, datados dos séculos XV e XVI. Na capela-mor está a pedra tumular de D. João II, que aqui foi sepultado em 1495 e posteriormente transladado para o Mosteiro da Batalha. 

A fachada principal tem um alfiz com um portal de arco quebrado. Sobre o portal há um balcão assente em cachorrada historiada com figuras humanas e animais. O portal gótico é composto por quatro arquivoltas com capitéis decorados por motivos vegetalistas e antropomórficos. 

Além disso, pode-se observar que esta é uma construção gótica em grés de Silves, apesar das alterações sofridas em restauros posteriores. 

199 Visualizações 1 Total
199 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.