Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O Paço de Giela localiza-se na freguesia de Giela, na vila e concelho de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Corresponde a um exemplar único de arquitetura civil privada medieval e moderna.
O Paço situa-se num outeiro, na margem esquerda do rio Vez. A sua construção data do início da Idade Média. Atualmente é visível a torre medieval e o corpo residencial, destacando-se as janelas manuelinas e a entrada fortificada. Este monumento é um ex-libris da região do Alto Minho. Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Desde 2009 que o monumento é propriedade da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. O município tem promovido a sua reabilitação e atratividade, estando aberto ao público desde 11 de julho de 2015. A visita é gratuita até aos 12 anos. Para as restantes idades tem o custo de 1 euro. Em 2016 o monumento recebeu mais de 30 mil visitantes.
Todos os anos o Paço de Giela é o palco da reconstituição do “Recontro de Valdevez”.
História do Paço de Giela
O local onde atualmente se situa o Paço de Giela terá sido ocupado por um castelo-refúgio anterior ao século XI. Deste castelo apenas resta o troço norte da muralha. A estrutura terá perdido importância e acabou por ser abandonada.
Posteriormente, sabe-se que em 1398 D. João I doou a “casa de Geella” e a Terra de Valdevez a Fernão Anes de Lima. Esta estrutura tinha como funções defesa e habitação, com quartos dos senhores das terras.
O aspeto atual do Paço de Giela resulta de duas fases de construção:
- Primeira metade do século XIV: construção da torre
- Início do século XVI: construção do corpo residencial, das janelas em estilo manuelino e da entrada fortificada
No final do século XIX a casa, que entretanto ficou desocupada, entrou em ruína. Apenas foi recuperada quando a autarquia adquiriu a sua posse. Depois de adquirido pela Câmara Municipal, o Paço de Giela foi alvo de um avultado e inovador projeto de reabilitação, permitindo a sua estruturação para visita.
Características
A visita inicia pelo piso inferior. Aqui estão os achados arqueológicos que foram encontrados ao longo das pesquisas em vários locais da região. Além disso, é possível observar vestígios da ocupação humana do concelho desde a Pré-História à atualidade.
No piso superior assiste-se a um vídeo que exemplifica a importância do “Recontro de Valdevez”, um acontecimento de 1141 que opôs D. Afonso Henriques a D. Afonso VII de Leão e Castela. Em cada lado do ecrã estão manequins que representam cada um dos monarcas.