Museu Nacional de Grão Vasco

Apresentação do Museu Nacional de Grão Vasco, localizado em Viseu

O Museu Nacional de Grão Vasco é um local histórico e também uma galeria de arte que se localiza no centro histórico da cidade de Viseu  mais precisamente no edifício de um antigo seminário seiscentista.

Museu Nacional de Grão Vasco

O Museu Nacional de Grão Vasco é um museu localizado na cidade de Viseu, uma cidade situada na província da Beira Alta, na região Centro de Portugal e na sub região do Dão – Lafrões. O edifício do Museu localiza-se, por sua vez, no centro histórico de Viseu, no antigo palácio dos bispos, edificado no século XVI, que era um seminário seiscentista. Além disso o Museu Nacional de Grão Vasco localiza-se também ao lado da Sé Catedral de Viseu, outro dos monumentos e locais mais emblemáticos da cidade de Viseu. Configura uma das alas da Praça do Adro e é um extenso e imponente maciço de granito. A fachada do museu é imponente monumental e o seu interior é dividido em galerias longas que apesar da utilização que têm tido ao longo do tempo, incluindo a evolução das coleções e as reorganizações do espaço, mantem os fogões de sala de estilo clássico, da época inicial do museu. O edifício foi construído no local da antiga residência episcopal, o Paço dos Três Escalões e destinou-se, originalmente, para ser um seminário e colégio para a formação dos membros do clero. As obras do museu começaram em 1593 e prolongaram-se pela primeira metade do século XVII. Não é conhecida a autoria do projeto original do edifício mas é provável que seja atribuída a um arquiteto de origem castelhana, tal como aconteceu com a fachada da Sé Catedral de Viseu, sua vizinha, encomendado a João Moreno.

Museu Nacional de Grão Vasco 1

O fundador do Museu Nacional de Grão Vasco foi Francisco de Almeida Moreira que acumulou funções de diretor e ampliou as coleções do museu. A coleção principal do museu é constituída por um conjunto de pinturas de retábulo que são originárias da Sé Catedral de Viseu, de igrejas da região de Viseu e de depósitos de outros museus, que são da autoria de Vasco Fernandes, mais conhecido como «Grão Vasco», o principal nome da pintura portuguesa quinhentista que, ao que tudo indica, nasceu na cidade de Viseu e que exerceu a sua atividade no mundo das artes no Norte de Portugal, na primeira metade do século XVI, e que é responsável por muitas das obras artísticas existentes no Museu Nacional de Grão Vasco e também na cidade de Viseu. Foi Grão Vasco que pintou o retrato de São Pedro que esteve na Sé Catedral de Viseu e que atualmente se encontra no Museu Nacional de Grão Vasco. Para Coimbra pintou ainda painéis retabulares para o Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, entre outras obras. A coleção do Museu Nacional de Grão Vasco inclui objetos e suportes figurativos originalmente destinados a práticas litúrgicas bem como pintura, escultura, ourivesaria e marfins desde o estilo Românico ao estilo Barroco. Existem ainda peças de arqueologia, uma importante coleção com pinturas do século XIX e do século XX e exemplares de faiança portuguesa, de ourivesaria, porcelanas e mobiliário.

Coleções do Museu Nacional de Grão Vasco

  • Coleção de Pintura

A coleção de pintura do Museu Nacional de Grão Vasco permite enunciar os principais momentos e movimentos bem como os protagonistas da história da pintura em Portugal. O Museu Nacional de Grão Vasco foi fundado para acolher as obras de Vasco Fernandes que até então se encontravam na Sé Catedral e que foram deslocadas para o museu através da perseverança de Almeida Moreira, o primeiro diretor do museu. No Museu Nacional de Grão Vasco encontram-se também obras oriundas do Museu Nacional de Arte Antiga, do Museu Nacional de Arte Contemporânea etc.

  • Escultura

Principalmente esculturas de reportório cristão da Idade Média. A coleção inclui um conjunto grande de imagens sacras dos séculos XVII e do século XVIII que simbolizam o trabalho desenvolvido nessas épocas.

  • Cerâmica

A coleção de cerâmica do Museu Nacional de Grão Vasco é uma das mais numerosas e diversificadas de todo o museu e constitui uma expressão da coleção portuguesa dos finais do século XIX e das primeiras décadas do século XX. Dentro das peças de cerâmica do museu existem porcelanas orientais, faiança portuguesa e cerâmica europeia.

  • Desenho

O museu possui uma valiosa coleção de desenhos dos séculos XVIII até à segunda metade do século XX. Existem estudos de pormenor da figura humana, desenhos terminados e também temáticas sobre a paisagem e a narrativa, que constituem uma coleção de Tomás da Anunciação. O retrato é um tema associado a Columbano.

O museu tem ainda coleções de Ourivesaria, Mobiliário, Metais, Têxteis, Vidro, Gravuras e de Arqueologia.

473 Visualizações 1 Total
473 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.