Museu da Indústria Baleeira

Apresentação do Museu da Indústria Baleeira: localização geográfica, características do edifício e o que se pode ver no interior deste museu

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Museu da Indústria Baleeira situa-se na freguesia e concelho de São Roque do Pico, na Ilha do Pico, nos Açores. 

É um espaço museológico único, uma vez que foi o primeiro museu de arqueologia industrial aberto ao público no Arquipélago dos Açores. É uma extensão do Museu do Pico e, como tal, integra a Rede Regional de Museus

Localizado numa antiga fábrica da indústria baleeira, este museu é considerado um dos melhores museus industriais do género. Exibe caldeiras, fornalhas, maquinaria e outros utensílios usados no aproveitamento e transformação dos cetáceos em óleo e farinha. 

Descrição do edifício

O Museu da Indústria Baleeira está instalado na dependência da antiga fábrica “Armações Reunidas, Lda”, denominada “Fábrica de Vitaminas, Óleos, Farinhas e Adubos”. Esta fábrica foi construída em 1942 e funcionou continuamente até 1984. Correspondeu ao maior e mais importante complexo de transformação e processamento de cachalotes dos Açores. Tinha uma área total de cerca de 1200 m2. 

Quem chega de barco ao Porto de São Roque repara logo na estrutura do edifício. A antiga fábrica é formada por três corpos retangulares alinhados pela fachada, com cisterna acoplada. Nestes corpos articulavam-se dois sistemas produtivos: a pesca da baleia (baleação) e a produção de derivados e cetáceos e respetiva comercialização. Vários anexos integram ainda este conjunto, como a oficina de carpintaria naval e as oficinas de tanoaria e serralharia. As oficinas de ferreiro e fundidor estão num corpo posterior, ligado ao edifício principal. A fachada principal tem quatro portões em madeira pintados em amarelo e várias janelas grandes. 

Em frente à fábrica encontra-se um monumento de homenagem ao baleeiro.

Museu da Indústria Baleeira

Por Carlos Luis M C da Cruz – Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11982076

Características do Museu da Indústria Baleeira

O museu é composto pelos seguintes locais:

  • Fábrica da Baleia
  • Edifício da tornearia-fundição e da tenda-de-ferreiro
  • Edifício da antiga carpintaria (atualmente é uma Galeria de Exposições Temporárias)
  • Edifício da garagem da camioneta, adaptado a reservas e a oficina
  • Retrete
  • Praça interior e memorial público
  • Chaminé
  • Guinchos e moinho de carne
  • Pátio de desmancho e rampa de varagem de cachalotes
  • Depósitos de óleo de baleia

Com um caráter etnográfico, o museu tem objetos de corte e desmancho/esquartejamento de cachalotes, documentos relativos à atividade laboral da fábrica, fotografias associadas à atividade baleeira e ao Porto de São Roque, miniaturas de cachalotes e de embarcações baleeiras. 

154 Visualizações 1 Total
154 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.