Mosteiro de Ermelo

Apresentação do Mosteiro de Ermelo: localização geográfica, evolução histórica e características deste monumento do concelho de Arcos de Valdevez

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Mosteiro de Ermelo situa-se no Lugar da Igreja, na freguesia de Ermelo, na vila e concelho de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo. Também é denominado por Mosteiro de Santa Maria de Ermelo.

A beleza deste monumento está associada ao enquadramento paisagístico. O mosteiro localiza-se no fundo de uma encosta povoada por laranjais nas margens do rio Lima. 

Este era um mosteiro cisterciense do qual apenas se conserva a igreja românica e os vestígios de um claustro em ruínas. Atualmente é um igreja paroquial e um lugar de culto que atrai muitos peregrinos. O Mosteiro de Ermelo está classificado como Monumento Nacional desde 29 de setembro de 1977.

História do Mosteiro de Ermelo

A origem do mosteiro não é certa e é bastante discutida. O que é certo é que no início do século XII D. Teresa decidiu fundar um mosteiro de monges beneditinos com o objetivo de albergar mulheres nobres. 

O mosteiro foi posteriormente adotado pela Ordem de Cister no final do século. No entanto, a sua vida foi atribulada e curta. Em 1441 foi transformado em igreja paroquial, mas regressou à ordem em 1497. Em 1553 foi encontrado pelo abade de Claraval em estado de abandono. Uns anos mais tarde, em 1560, foi secularizado pelo Cardeal D. Henrique e converteu-se numa igreja românica. Mantém-se como igreja paroquial até aos dias de hoje. 

Mosteiro de Ermelo

Por José Antonio Gil Martínez from Vigo, Spain – Monasterio de Santa María de Ermelo, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9060336

Características

Quem visita o mosteiro de Ermelo vê uma igreja românica adaptada à realidade de uma pequena paróquia. Da nave que se erguia a sul resta apenas o arco triunfal que está a céu aberto no exterior. As restantes dependências do mosteiro desenvolviam-se para sul e aqui pode encontrar-se uma arcada de arcos plenos que é o vestígios do claustro arruinado. A nave colateral foi suprimida.  

26 Visualizações 1 Total
26 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.