Igreja da Misericórdia de Viseu

Apresentação da Igreja da Misericórdia de Viseu e das suas características arquitectónicas

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Igreja da Misericórdia de Viseu é uma igreja datada de 1755 que se localiza na cidade de Viseu e que fica situada em frente à Sé de Viseu. O estilo predominante da igreja é o estilo Barroco.

Igreja da Misericórdia de Viseu 3

A Igreja da Misericórdia de Viseu é uma igreja localizada na cidade de Viseu, mais concretamente na antiga freguesia de Sana Maria de Viseu, que também já foi denominada por freguesia da Sé pois a Igreja da Misericórdia de Viseu situa-se precisamente em frente à Sé Catedral de Viseu, um dos monumentos e lugares mais emblemáticos da cidade de Viseu, que e situa na região do Centro de Portugal e na sub-região do Dão – Lafões. Na Igreja da Misericórdia de Viseu o estilo arquitetónico predominante é essencialmente o estilo Barroco com apontamentos também do estilo Rococó. A fachada do edifício da Igreja da Misericórdia de Viseu é precisamente em estilo Rococó e é datada da segunda metade do século XVIII. A Igreja começou a ser construída num dos extremos da praça da Sé Catedral de Viseu cujas obras começaram a ser feitas no ano de 1775 sobre uma influência e linguagem arquitetónica de estilo rococó. O responsável pela obra da Igreja da Misericórdia de Viseu foi o mestre pedreiro António da Costa Faro e também foi ele o autor do desenho da fachada da igreja que apresenta variadas semelhanças com o desenho da fachada da Igreja dos Terceiros, também na cidade de Viseu.

A imponente fachada da Igreja da Misericórdia de Viseu

Igreja da Misericórdia de Viseu

A Igreja da Misericórdia de Viseu foi erguida sobre as fundações do primeiro templo da irmandade da misericórdia de Viseu, uma construção primitiva que na altura tinha sido mandada construir durante o reinado do rei D. Manuel I. O edifício da Igreja ocupa um largo e amplo murado onde se consegue ceder através de uma pequena escadaria, é marcada pela fachada imponente de estilo rococó com cinco corpos sendo que o pano central é mais comprido, elevado e rasgado por um portal de contra curvas cuja moldura é feita por pilastras reentrantes nas quais se ‘abre’ uma varanda balaustrada do coro alto que possui três janelões sacados e de moldura também em contra curva. O corpo central da fachada é encimado por uma cruz latina. Dos lados do corpo central, nos corpos laterais da igreja, duas torres de menores dimensões são rasgados de forma simétrica por portas e janelas emolduradas de forma contra curvada e de forma reentrante, sendo que a cimalha é rematada por uma comprida balaustrada com pináculos. Sobre os corpos laterais erguem-se, de forma mais recuada, as duas altas torres sineiras marcadas por uma balaustrada coberta com pináculos e coruchéus em forma de pirâmide, tal como se pode ver na imagem da fachada.

Interior da Igreja da Misericórdia de Viseu

Igreja da Misericórdia de Viseu 2

A zona interior da Igreja da Misericórdia de Viseu é um templo que pode ser considerado austero, amplo e que foi construído apenas com uma nave principal. É coberto por abóbada de berço e a capela – mor é marcada por um retábulo do século XIX (ano de 1871), uma obra clássica e de grades dimensões que contem um camarim central de arco de volta perfeita que é ladeado por dois pares de colunas coríntias. Ainda no mesmo espaço estão inseridos vários altares laterais, de menores dimensões e o altar do lado do Evangelho, que tem uma composição de esculturas da Visitação, uma obra realizada no ano de 1875, em madeira policromada e cuja autoria é atribuída ao artista local de nome José Monteiro Nelas. Nas paredes interiores da Igreja da Misericórdia de Viseu destacam-se ainda algumas obras e telas oitocentistas tais como as pinturas alusivas à Visitação e à Nossa Senhora das Dores, realizadas no ano de 1885 e feitas, igualmente, por um pintor e artista local, de Viseu, António José Pereira.

721 Visualizações 1 Total
721 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.