Forte de Nossa Senhora da Conceição

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Forte de Nossa Senhora da Conceição localiza-se entre a praia da Conceição e os Almagreiros, na freguesia e concelho de Cascais, no distrito de Lisboa. O forte, cuja construção foi ordenada por D. António Luís de Meneses, fazia parte do conjunto de fortalezas joaninas integradas na defesa da linha de costa entre São Julião da Barra e o Cabo da Roca.

Este forte foi erguido por determinação do governador da Praça-forte de Cascais, no contexto da Guerra da Restauração, entre 1642 e 1648, fazendo parte da linha de fortificações erguidas na época. Na altura era conhecido por Baluarte do Rio do Bode e em 1646 já estava operacional, apesar de ainda não totalmente finalizado. Implantado sobre uma ponta rochosa na extremidade leste da baía de Cascais, cruzava fogos com a Cidadela de Cascais.

Com os progressos da engenharia militar e das técnicas de guerra, este forte acabou por se tornar obsoleto. Na primeira metade do século XIX, dado que as suas funções militares não mais eram necessárias, o forte foi desativado e iniciou-se a sua demolição. Em 1868 o duque de Palmela adquiriu o imóvel e prosseguiu a sua demolição para a criação de um chalet (Casa Palmela), que ficou concluído em 1873. Este chalet foi projeto por Thomas Henry Wyatt.

Características do Forte de Nossa Senhora de Conceição

Uma vez que a construção da Casa de Palmela destruiu por completo a estrutura do forte, o que se conhece da estrutura seiscentista baseia-se em mapas e descrições.

O Forte de Nossa Senhora da Conceição tinha planta irregular adaptada ao terreno, com uma bateria retangular terminada em V sobre a escarpa. No lado oposto erguiam-se os alojamentos, a cozinha, o paiol e a casa da palamenta, dispostos de frente da praça de armas. Sobre as edificações havia um terraço com parapeito ao qual era possível aceder por uma escada disposta a partir da plataforma da bateria.

O muro que atualmente está em volta da Casa Palmela não pertence ao conjunto original do forte e apenas foi erguido quando a Casa Palmela foi construída.

51 Visualizações 1 Total
51 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.