Fortaleza de Armação de Pêra

Apresentação da Fortaleza de Armação de Pêra: localização geográfica, evolução histórica e características deste monumento militar no concelho de Silves

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Fortaleza de Armação de Pêra localiza-se em Armação de Pêra, no concelho de Silves, no distrito de Faro, na região do Algarve. Por vezes também é referida como Forte de Santo António da Pedra da Galé. Os vestígios desta fortaleza situam-se na extremidade oriental de Armação de Pêra. 

História da Fortaleza de Armação de Pêra

Acredita-se que a ocupação primitiva deste local tenha sido um castro lusitano ou um forte romano. Esta fortificação destinar-se-ia à defesa da foz da ribeira de Alcantarilha. 

Em 1571 foi erguido um forte que tinha como objetivo servir de defesa contra ataques dos piratas da Barbária e de corsários em geral. Além disso, esta estrutura permitia proteger as pessoas que se deslocavam entre a freguesia de Alcantarilha e o local. 

Ao longo dos séculos a povoação foi crescendo e deu origem a Armação de Pêra, sempre sob defesa da fortaleza. Em 1720 foi construída a Capela de Santo António no interior da fortificação. 

O terramoto de 1755 provocou graves danos neste monumento militar, que acabou por ser reconstruída anos mais tarde. A 12 de setembro de 1978 foi classificada como Imóvel de Interesse Público. 

Fortaleza de Armação de Pera

Por Inselmann – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8308819

Características

A Fortaleza de Armação de Pêra tem planta poligonal com 39 metros de largura e 40 metros de comprimento. Foi construída com blocos de rocha calcária de média dimensão, mal aparelhados e ligados por argamassa de cal e areia. 

A fortaleza estava protegida por baluartes virados a terra. Em forma de proa estes baluartes guarneciam a entrada, encimada por um pórtico de arco de volta perfeita. Além disso, a defesa da entrada seria complementada por um hipotético fosso que seria ultrapassado através de uma ponte levediça. 

30 Visualizações 1 Total
30 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.