Citânia de Briteiros

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Citânia de Briteiros é um sítio arqueológico da Idade do Ferro que se localiza no monte de São Romão, na freguesia de Salvador de Briteiros, no concelho de Guimarães, distrito de Braga. Esta citânia está classificada como Monumento Nacional desde 1910 e tem características gerais da cultura dos castros do noroeste da Península Ibérica.  

História da Citânia de Briteiros

Datado da Idade do Ferro, este sítio arqueológico permaneceu ocupado à época da invasão romana da Península Ibérica. Deste modo, é possível perceber a influência da romanização neste povoado através de vestígios como inscrições latinas, moedas da República e do Império, fragmentos de cerâmica importada e vidros.

A localização desta citânia num ponto alto do território permitia às populações defenderem-se melhor dos intrusos, podendo observar os movimentos estranhos à comunidade. Acredita-se que a citânia terá sido definitivamente abandonada no século III. As ruínas apenas foram descobertas em 1875 pelo arqueólogo Martins Sarmento.  

Investigações mais recentes permitem atribuir a esta citânia o papel de capital política dos Callaeci Bracari, no início do século I.

Citânia de Briteiros

Características

Do tipo citânia, este local tem características gerais da cultura dos castros do noroeste da Península Ibérica. Consiste nos restos de uma antiga povoação murada, num sítio elevado, com traços culturais celtas. Neste local existem três muralhas: com dois metros de largura e cinco metros de altura.

É possível perceber traços da influência indígena no dispositivo topográfico da povoação, mas também no traçado das muralhas, na planta circular das casas, no processo da construção e ainda na decoração.

Um dos monumentos pré-romanos mais relevantes é um balneário com uma pequena câmara redonda ligada a um recinto quadrangular. Estes locais eram divididos por uma estrela de forma pentagonal, com uma pequena abertura no fundo para se poder passar de um lado ao outro. Uma das câmaras tinha como função os banhos a vapor e a outra os banhos de água fria.

234 Visualizações 1 Total
234 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.