Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O Castelo e a Muralha de Melgaço localizam-se na freguesia de Vila, no concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.
Este monumento integra a defesa raiana do Alto Minho do século XII. Era a sentinela mais setentrional do país, vigiando a travessia para a Galiza na zona onde o rio Minho inicia a função fronteiriça.
O castelo de Melgaço, nomeadamente a torre de menagem rodeada de muralhas, sobressai na paisagem do centro histórico. É possível subir ao cimo da torre de menagem por apenas um euro e ter uma paisagem panorâmica da vila.
História do Castelo e Muralha de Melgaço
Por determinação de D. Afonso Henriques, a construção do castelo remonta a 1170. A carta de foral foi entregue à povoação em 1183. A partir dessa altura a vila cresceu rapidamente. Estima-se que o castelo estaria concluído no início do século XIII.
A construção das muralhas da vila iniciou-se em 1245. O troço oeste foi concluído em 1263. Este é o ano inscrito na placa epigráfica no topo do portão principal do castelo, que regista ainda as identidades do alcaide Martinho Gonçalves e do arquiteto Fernando, Mestre de Pedraria.
Durante o reinado de D. Manuel as defesas da vila de Melgaço e o seu castelo encontram-se figuradas por Duarte de Armas, integradas por três torres e duas portas. No início do século XVIII as defesas da vila foram novamente intervencionadas, sendo adaptadas aos avanços da artilharia.
A 23 de junho de 1910 o castelo foi classificado como Monumento Nacional. A muralha apenas obteve a mesma classificação a 19 de fevereiro de 1926.
Recentemente o castelo e as muralhas de Melgaço foram alvo de um projeto de requalificação que se focou na sua envolvente.
Características
O castelo tem planta circular, algo pouco vulgar em Portugal, sendo dividido em três recintos. Já as muralhas, onde se rasgam duas portas, são encimadas por ameias prismáticas reforçadas, e reforçadas por três torres. A principal destas torres está voltada para o núcleo urbano.
O conjunto é dominado pela torre de menagem. A torre tem formato quadrangular e está isolada no centro do pátio de armas. Atualmente a torre de menagem alberga um espaço museológico na cave. A torre de menagem e a muralha foram reconstruídas. A torre divide-se em três pavimentos.
As duas portas do castelo são:
- Porta/portão principal: localizada a oeste, é a porta de maiores dimensões. A partir desta porta acede-se à praça de armas, na qual se abre uma cisterna;
- Porta da traição: localizada a norte, é a porta de menor dimensão
Os vestígios incluem ainda parte da barbacã diante da porta principal.