Castelo de Vila Viçosa

Apresentação de Castelo de Vila Viçosa: localização geográfica, evolução histórica e características deste monumento militar

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Castelo de Vila Viçosa situa-se na freguesia da Conceição, no concelho de Vila Viçosa, no distrito de Évora. 

No centro da vila, o castelo ergue-se em posição dominante, nas proximidades da vertente nordeste da serra de Ossa. 

História do Castelo de Vila Viçosa

Não existem informações seguras sobre sua origem primitiva, mas acredita-se que a ocupação humana deste local remonte à invasão romana da Península Ibérica. 

Quando a península passou pela Reconquista Cristã, a região foi dominada a partir da conquista de Alcácer do Sal. A vila recebeu foral de D. Afonso III a 5 de junho de 1270. Datará dessa altura a construção do seu castelo. No reinado de D. Fernando I a fortificação foi melhorada. 

Quando D. Fernando, neto do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, se tornou o 2ºDuque de Bragança, não quis instalar-se no Paço de Guimarães. Assim, construiu no castelo de Vila Viçosa um paço ducal

No contexto da Guerra da Restauração o castelo recebeu novo reforço e uma cintura de muralhas, erguida entre 1663 e 1664. 

A 23 de junho de 1910 o castelo foi classificado como Monumento Nacional

Castelo em Vila Viçosa

By Stephen Colebourne from London, UK – Vila Vicosa, Portugal, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=73558264

Características do monumento

O castelo tem planta quadrada, com muralhas que rondam os 60 metros de lado, reforçadas por grandes torreões de planta circular nos ângulos oeste e leste. A face noroeste e a parte norte eram comuns à cerca da vila. 

A torre de menagem apenas foi erguida no reinado de D. Fernando, mas afastada do castelo. Ligava-se à cerca da vila por um passadiço. 

A cerca da vila delimita uma área de três hectares e tem planta pentagonal irregular. É rasgada por diversas portas: Porta de Évora, Porta de Estremoz e Porta de Olivença. 

O castelo tinha mecanismos de defesa inovadores, como galerias antiminas e canhoneiras fortificadas para fogo cruzado. 

No interior do castelo ergueu-se a igreja matriz, que é atualmente o Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Atualmente, no interior é possível visitar os Museus da Caça e de Arqueologia. 

42 Visualizações 1 Total
42 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.