Paço Ducal de Vila Viçosa

Apresentação do edifício do Paço Ducal de Vila Viçosa

O Paço Ducal de Vila Viçosa é um dos monumentos mais importantes e característicos da vila alentejana de Vila Viçosa, que se situa no distrito de Évora, em Portugal. O Paço Ducal de Vila Viçosa esteve entre os vários finalistas no evento «As 7 Maravilhas de Portugal» que aconteceu no ano de 2007.

Paço Ducal de Vila Viçosa

Vila Viçosa é uma pequena vila portuguesa que se localiza no distrito de Évora, na Região do Alentejo Central, em Portugal Continental. Em Vila Viçosa os duques de Bragança tiveram por vários séculos as suas propriedades e o Paço Ducal de Vila Viçosa até que se deu a Implantação da República Portuguesa, no dia cinco do mês de outubro do ano de 1910. O edifício do Paço Ducal de Vila Viçosa foi durante alguns anos (séculos) a sede da Casa de Bragança, titulada oficialmente como Sereníssima Casa de Bragança, uma família nobre portuguesa que foi uma das mais importantes no país, na Europa e também no Mundo até ao início do século XX. Era a família real portuguesa e o Paço Ducal de Vila Viçosa tornou-se a sede do ducado de Bragança quando D. Fernando sucedeu a seu pai e assim se tornou o 2º duque de Bragança, no ano de 1461. A família real instalou-se em Vila Viçosa no primitivo Paço do Castelo e mais tarde foi construído o Paço Ducal de Vila Viçosa, que se mantém até aos dias de hoje.

Obras de modificação do Paço Ducal de Vila Viçosa

O Paço Ducal de Vila Viçosa foi alvo de várias intervenções ao longo dos tempos, entre as quais as obras realizadas a mando de D. Jaime, que se realizaram no ano de 1501. Dessa altura restam o Claustro e a zona da capela assim como as salas da armaria. Mais tarde destacam-se também as obras realizadas na altura de D. Teodósio I, que foi nomeado Condestável do Reino no ano de 1535 e que a propósito do casamento de sua irmã D. Isabel, com o Infante D. Duarte decidiu fazer algumas obras de intervenção no Paço Ducal de Vila Viçosa para assim o ampliar para as grandes festas e cerimónia do casamento real. Algum tempo depois D. Teodósio I mandou construir a imponente fachada do palácio que foi revestida a mármore, sob influência italiana e que permanece até aos dias e hoje. No ano de 1640 voltaram a ser feitas obras e melhoramentos…nesse ano o Duque de Bragança foi feito Rei e como tal as instalações do Paço Ducal de Vila Viçosa começaram a servir apenas como residência de férias e para períodos de caça e convívio em família. No século XVIII D. João V voltou a intervir no espaço e fez alguns melhoramentos ao nível da capela, da cozinha, do pavilhão e da construção de quartos novos. Também D. Maria I fez alguns melhoramentos no edifício, acrescentou o corpo à Sala de Jantar e dos Vidros e no século XX o velho Paço sofreu de novo obras de intervenção no espaço. Na última época de reinado, o Paço Ducal de Vila Viçosa recebeu ainda o Rei Afonso XIII de Espanha a D. Manuel II no ano de 1909.

Paço Ducal de Vila Viçosa nos dias de hoje

O edifício do Paço Ducal de Vila Viçosa apresenta uma extensa coleção de obras de arte entre pintura, mobiliário, escultura, entre outros, que se apresentam nas salas do primeiro piso do edifício. As Salas da Medusa, a Sala dos Duques que tem retratos de todos os duques até ao século XVIII no tecto) e a Sala de Hércules. Todas as salas são guarnecidas com fogões de sala em mármore esculpido, muito usado na época e que abundava na região. O Rei D. Carlos deixou no Paço Ducal de Vila Viçosa uma grande ‘pegada’ no que diz respeito a inúmeros exemplares da sua obra artística em aguarela e em pastel de óleo. A cozinha é um espaço que tem uma das maiores coleções de baterias de cozinha em cobre e ainda se destaca a zona da biblioteca e da armaria. Nas antigas cocheiras do Paço Ducal de Vila Viçosa está instalada uma das secções do Museu Nacional dos Coches onde se pode encontrar várias carruagens emblemáticas das famílias reais portuguesas.

229 Visualizações 1 Total
229 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.