Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O Castelo de Portuzelo é um Imóvel de Interesse Público, por Decreto publicado a 29 de setembro de 1977. Localiza-se na freguesia de Santa Marta de Portuzelo, no concelho e distrito de Viana do Castelo, em Portugal.
Este imóvel pertenceu à família da nobreza dos Pereira da Cunha, senhores da Casa Grande de Paredes de Coura.
Este local tem origem numa propriedade medieval com existência no século XIII, tutelada por uma casa senhorial à época detida por Fernão Lobo e D. Ana Lobo Barreto. Apesar de tudo não existem informações concretas sobre a configuração original do Castelo de Portuzelo.
Em 1853, sendo já António Pereira da Cunha o proprietário, deu-se início ao monumental palácio romântico. A intenção do proprietário foi atualizar a residência ao gosto que se usava na Áustria e na Alemanha.
Assim, temos um edifício de planta retangular, regular, enriquecido por uma torre central mais elevada no centro do pátio, evocando as características torres de menagem românicas. As fachadas são marcadas por coroamento de ameias com guaritas nos ângulos, sendo as janelas em estilo neo-manuelino e neo-tardo-gótico.
Em 1977 os herdeiros de António Pereira da Cunha venderam o imóvel a José Pulido de Almeida. Recentemente o Castelo de Portuzelo foi profundamente remodelado e aprimorado no seu interior e exterior, decorado com o aproveitamento de móveis antigos e armaduras em metal marcantes da época e é utilizado para turismo local.