Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O Castelo de Ródão localiza-se na freguesia e concelho de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, em Portugal. Este castelo também é referido como o Castelo do Rei Wamba. Este ex-libris do concelho localiza-se a cerca de dois quilómetros do centro da cidade.
História do Castelo
Apesar de a sua primitiva edificação ser tradicionalmente atribuída ao rei visigótico Wamba ou Vamba, alguns autores contemporâneos acreditam que a estrutura remonta a uma atalaia da época da invasão muçulmana da Península Ibérica.
Na época da Reconquista Cristã, no século XII, esta estrutura foi reedificada, provavelmente por elementos da Ordem dos Templários.
O conjunto foi classificado como Imóvel de Interesse Público a 30 de novembro de 1993. Nessa altura a torre atalaia e a Capela de Nossa Senhora do Castelo que se encontra nas proximidades encontravam-se em estado de degradação. Desde 1998 a Associação de Estudos do Alto Tejo e a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão lideram o desenvolvimento de um projeto que tem como objetivo requalificar e aproveitar o património local, incluindo o castelo.
Características do Castelo
O conjunto é composto por uma torre-atalaia erguida numa escarpa sobranceira ao rio Tejo, sobre as chamadas Portas de Ródão. A torre-atalaia tem planta quadrangular, popularmente denominada como torre de menagem, envolvida por uma muralha. A cerca de 150 metros ergue-se a Capela de Nossa Senhora do Castelo.