Ragnarok

Ragnarok é um evento apocalíptico da mitologia nórdica, contido nas Eddas.

Ragnarok refere-se ao evento mais importante da mitologia nórdica. Ele é descrito tanto na Edda poética quanto na Edda em prosa. De acordo com os textos, haveria uma enorme e última batalha entre os deuses e os gigantes. Muitas divindades, tais como OdinThor e Loki, morreriam.

Após o conflito, uma série de eventos catastróficos atingiria os mundos. Desastres naturais destruiriam o mundo humano, afogando a humanidade em um dilúvio. Depois da destruição, tudo renasceria, mais fértil e próspero do que antes. Os deuses ressuscitariam e reconstruiriam tudo ao lado dos sobreviventes do Ragnarok, guiados por dois humanos: Lif e Lifthrasir.

O Ragnarok tem sido matéria de estudo de especialistas em mitologia há várias décadas. Eles acreditam que esse texto foi escrito em um período posterior ao demais, provavelmente após a cristianização do mundo nórdico. Os estudiosos apontam que esse evento tenha sido inspirado por livros bíblicos, como o Apocalipse.

Essa parte canônica da mitologia nórdica é comparada também a outras narrativas de origem indo-europeia. Há anos especialistas apontam que há uma origem comum entre os mitos europeus, devido à semelhante estrutura mitológica que apresentam. Outras teorias apontam ainda que o Ragnarok possa ter sido inspirado por desastres naturais ocorridos na Islândia.

ragnarok

Ragnarok nas Eddas

A partir da estrofe de número quarenta até a cinquenta e oito da Edda poética iniciam-se as referências ao Ragnarok. Elas são feitas por uma völva, uma profetiza, ao deus Odin:

Nórdico antigo

Fylliz fiǫrvi

feigra manna,

rýðr ragna siǫt

rauðom dreyra.

Svǫrt verða sólskin

of sumor eptir,

veðr ǫll válynd

Vitoð ér enn, eða hvat?

 

Tradução literal:

Sacia-se no sangue da vida

dos homens predestinados,

pinta as casas dos poderes de vermelho

com sangue carmesim.

Os raios solares tornam-se negros

nos verões que se seguem,

todos os climas ficam traiçoeiros.

Ainda quer saber? E o quê?

A völva continua seu discurso profético e relata o caos que a humanidade ficará:

Nórdico antigo

Brœðr muno beriaz

ok at bǫnom verða[z]

muno systrungar

sifiom spilla.

Hart er í heimi,

hórdómr mikill

—skeggǫld, skálmǫld

—skildir ro klofnir—

vindǫld, vargǫld—

áðr verǫld steypiz.

Mun engi maðr

ǫðrom þyrma.

Tradução literal

Irmãos lutarão

e matarão uns aos outros,

os filhos das irmãs

sujarão o parentesco.

Isso é duro no mundo,

prostituição corrente

— uma era de machado, uma era de espada (e o sol surge)

— escudos são despedaçados —

uma era de vento, uma era de lobo —

antes que o mundo vá precipitadamente.

Nenhum homem terá

misericórdia para com o outro.

A profetiza segue com seu discurso. Ela anuncia que a serpente de Midgard Jörmungandr, começa a se contorcer e provoca ondas de energia na Terra. Os gigantes se agitam, assim como os habitantes do mundo de fogo. A árvore do mundo Yggdrasil, sofre abalos e estremece diante do que vai acontecer.

Os deuses se preparam para a terrível batalha que se inicia. Odin, apesar de auxiliado pelos poderosos guerreiros acolhidos por ele em Valhalla, o Salão dos Mortos, é engolido vivo pelo grande lobo Fenrir. A serpente Jörmungandr abre sua enorme boca e ataca o deus Thor, o protetor da Terra, que derrota a criatura. Logo após, no entanto, ele perece. As pessoas abandonam suas casas e veem o sol tornar-se preto, o mundo afundar nas águas e as estrelas desaparecerem.

Por fim, a völva enxerga a Terra ressurgir das águas. Há animais sob a superfície terrestre, e ela vê uma águia caçar peixes sobre uma cachoeira. Os deuses sobreviventes se encontram e conversam sobre os eventos do passado e tudo pelo qual passaram. A profecia finaliza com a reconstrução do mundo e o surgimento de uma época de paz duradoura.

ragnarok

537 Visualizações 1 Total

References:

https://www.britannica.com/event/Ragnarok

537 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.