Hera foi uma divindade grega da Antiguidade Clássica, pertencente aos doze deuses do Olimpo. Ela pertence à segunda geração dos deuses gregos, uma vez que é filha de Cronos e Reia. Era irmã das deusas Héstia e Deméter e dos deuses Poseidon, Hades e Zeus. Hera era considerada por alguns mitólogos como a rainha dos deuses. Como deusa do matrimônio, das esposas e da maternidade, protegia a fidelidade conjugal.
A deusa é muitas vezes retratada nos textos literários como agressiva e ciumenta. Ela perseguia e atacava as amantes do esposo, Zeus, sempre que descobria algum caso extraconjugal do marido. Não era incomum que ela também desferisse seu ciúmes e ira contra os filhos bastardos de Zeus. Ela tentou em diversas ocasiões matar Héracles, inclusive no berço.
Homero descreve a personalidade de Hera como uma deusa sem amabilidade, ambiciosa, propensa a invejas e intrigas. Frequentemente ela e Zeus brigavam, pois ela tentava se igualar ao marido e dar ordens a ele. Embora chamada por muitos de rainha dos deuses, seu poder não se comparava ao do senhor do Olimpo. Ainda assim, quando não havia brigas, ele se aconselhava com a esposa e dividia com ela segredos.
Hera e seus filhos
Apesar de Hera presidir os casamentos e tudo que envolve o leito conjugal, ela está longe do arquétipo de mãe. A mitologia grega tem como consenso que o rei e a rainha do Olimpo tiveram quatro filhos juntos: Ares (deus da guerra), Hebe (deusa da juventude), Éris (deusa da discórdia) e Ilitia (deusa do parto). Há variações que colocam Ênio, deusa da guerra companheira de ares e destruidora de cidades, como filha de ambos.
Não há consenso nos mitos se Hefesto é filho de Hera e de Zeus ou apenas da deusa. Há narrativas que contam que Hera, com ciúmes de o marido ter gerado Atena sozinho, gerou Hefesto sozinho. Ao ver que o filho era muito feio fisicamente, o jogou do Olimpo.
Hefesto teria se vingado da mãe ao criar um trono que ela, ao sentar-se, jamais se levantaria. Os demais deuses imploraram para que ele voltasse à morada divina para desfazer a magia, porém ele se recusou. Apenas quando Dionísio o embebedou e o levou ao Olimpo que tudo foi desfeito. Como presente, Hefesto ganhou a mão de Afrodite.
Os 12 trabalhos de Héracles
A relação de Hera com as amantes de Zeus e seus filhos sempre foi péssima. Ela tentou matar diversas concubinas do marido e seus bastardos. A mais famosa perseguição de Hera a um desses bastardos traz a figura do semideus Héracles.
Nos mitos, Zeus engravidou uma de suas amantes, Alcmene. Ele proclamou que o próximo filho a nascer pertencente à casa de Perseu seria o rei de Micenas. Hera, ao ouvir isso, fez com que Euristeu nascesse primeiro, ainda que prematuro. Isso fez com que Héracles não pudesse se tornar o rei.
Posteriormente, já adulto, em um acesso de insanidade provocado por Hera, Héracles assassinou a esposa e os filhos. Para poder se redimir do crime e recuperar a honra, o bastardo de Zeus deveria executar doze trabalhos vistos como quase impossíveis. Durante essas tarefas, Hera tentou por diversas vezes atrapalhar Héracles ou mesmo assassiná-lo.
A Guerra de Troia
Todas as deusas e deuses foram convidados para o matrimônio dos pais de Aquiles, menos a deusa da discórdia, Éris. Irritada, ela adentrou o casamento e colocou uma maçã entre as deusas, com a inscrição: “Para a mais bela”. Hera, Atena e Afrodite alegaram ser as donas da maçã. Zeus foi convidado a decidir quem era a mais bela, mas sem querer se indispor com elas, colocou a decisão nas mãos de Páris, um jovem troiano.
As três deusas despiram-se para Páris, mas ele não foi capaz de decidir. Elas recorreram a subornos. Afrodite ofereceu o amor da mulher mais bela do mundo; Atena ofereceu vitória, fama e sabedoria em todas as batalhas; Hera ofereceu o controle e comando de toda Ásia e Europa. Páris escolheu Afrodite, que lhe concedeu Helena, esposa do espartano Menelau. Isso iniciou a Guerra de Troia, e durante o conflito Hera ficou ao lado dos gregos, por raiva de Páris.
References:
https://www.britannica.com/topic/Hera