Hanukkah

O Hanukkah é uma festividade judaica celebrada na mesma altura do Natal cristão. É conhecido como Festa das Luzes e celebra a vitória dos judeus macabeus.

Hanukkah é um feriado judaico também conhecido como Festival das Luzes. Em hebraico, Hanukkah escreve-se חֲנֻכָּה. A transliteração românica também pode ser Chánuca, Hanukah ou Chanukah.

Origem do Hanukkah

A festividade começa no pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev e a festa é comemorada por oito dias. O Hanukkah surgiu por volta do ano 200 a.C., quando os judeus viviam como um povo autônomo na terra de Israel, a qual, nessa época, era controlada pelo rei selêucida da Síria.

Os judeus pagavam impostos à Síria, sendo, em troca, livres para seguir sua própria fé e manter seu modo de vida. Por volta de 180 a.C., Antíoco IV Epifânio ascendeu ao trono sírio. Ele era remanescente do império grego, que queria dissolver o povo judeu.

Então, em um primeiro momento, o rei mandou destruir a Torá, livro religioso que guia a religião judaica. Antíoco queria transformar Jerusalém em uma “pólis” grega, e eventualmente conseguiu. Muitos judeus, principalmente os mais ricos, aderiram ao helenismo (cultura grega) e foram odiados pelos outros. Isso causou revolta entre os judeus.

Em 167 a.C., após acabar com uma revolta dos judeus de Jerusalém, Antíoco ordenou a construção de um altar para Zeus no Templo judaico. Ele fez sacrifícios de animais não kasher sobre o altar, e proibiu a Torá de ser lida e praticada em definitivo, sendo morto todo aquele que descumprisse tal ordem.

Um exército judeu ergue-se contra o rei e vence em 164 a.C., libertando Jerusalém e purificando o Templo. O exército é conhecido como Macabeu, por causa de Judas Macabeu, um dos líderes da revolução. Foi ele que instituiu o Hanukkah, para celebrar a vitória judaica.

hanukkah

Chanukiah de Hanukkah

Quando os judeus limparam e restauraram o Templo, foi constatado que só havia um jarrinho de azeite puro no Templo com o selo intacto para que as luzes da Menorá fossem acesas. Segundo a história, isso duraria apenas um dia, mas milagrosamente durou oito dias, tempo suficiente para que um novo azeite puro fosse produzido e levado ao Templo.

Por essa razão que o Hanukkah dura oito dias. E é celebrado através da Chanukiah, uma Menorá de nove braços. Cada dia de comemoração se acende uma vela. Também é por isso que se chama Festival das Luzes.

hanukkah

Hanukkah e seus períodos pelo calendário gregoriano

Ano (calendário judaico) Ano (calendário gregoriano) Início Término
5778 2017 25 de Kislev (13 de dezembro) 02 de Tevet (20 de dezembro)
5779 2018 25 de Kislev (03 de dezembro) 02 de Tevet (10 de dezembro)
5780 2019 25 de Kislev (23 de dezembro) 02 de Tevet (30 de dezembro)
5781 2020 25 de Kislev (11 de dezembro) 03 de Tevet (18 de dezembro)
5782 2021 25 de Kislev (29 de novembro) 02 de Tevet (06 de dezembro)
498 Visualizações 1 Total

References:

Telushkin, Joseph. (1991). Jewish Literacy: The Most Important Things to Know about the Jewish Religion, Its People, and Its History. W. Morrow. p. 114.

498 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.