Na mitologia árabe ou islâmica, Djinn é um génio ou uma entidade sobrenatural. Os Djinns habitam em um mundo intermediário, entre o humano e a instância onde se encontram os anjos. Pode estar associado ao bem e ao mal, mas é commumente visto como algo que rege o destino de alguém.
Origem do Djinn
A palavra génio, é na verdade, um aportuguesamento do termo Djinn, que pode ser escrito transliterado como: Djinn, Djin, Djim, Jinni e Jinn. De acordo com o islamismo e o Alcorão, eles surgiram mais de dois mil anos antes da criação de Adão.
Os Djinns habitavam o paraíso, assim comos anjos. Depois que Deus fez Adão, todavia, sob a liderança do seu orgulhoso líder Iblis, os Djinns se recusaram a curvar-se perante a nova criatura. Pela sua má conduta, eles foram expulsos do paraíso, tornando-se entes perversos. Iblis, que foi atirado com eles à Terra, tornou-se o equivalente do Satanás cristão.
Muitos povos do Médio Oriente acreditam que um Djinn pode assumir forma humana ou animal, para influenciar as pessoas. Por esta razão, em alguns países, como o Irão, os mais crentes têm medo de gatos. Acredita-se que eles são possuídos por Djinns.
Génios
A palavra árabe Djinn deriva ainda do verbo Djanna, que quer dizer esconder ou acobertar. Por isso, na cultura ocidental, os Djinns são vistos como génios na lâmpada, como no filme da Disney: Aladdin.
Apesar de seus poderes sobre-humanos os génios das histórias populares podiam ser presos em anéis, lâmpadas ou garrafas especiais, por qualquer feiticeiro habilidoso. Neste caso, o feiticeiro poderia obrigar o Djinn a realizar tarefas sobrenaturais ao seu comando, mantendo sempre acesa a esperança de um dia o libertar.
Quando convencidos, os Djinns podiam, por exemplo, ajudar sábios e adivinhos a prever o futuro.
Tipos de Djinns
Existem pelo menos quatro tipos de Djinn reconhecidos pela cultura islâmica. São eles:
- Ghul: espíritos traiçoeiros que mudam de forma;
- Ifrit: espíritos diabólicos;
- Si’la: espíritos traiçoeiros de forma invariável;
- Marid: espíritos benignos de forma variável.