Walt Disney Animation Studios

Situado na Califorina nos Estados Unidos da America, a Walt Disney Animation Studios é o estúdio de animação pertencente à Walt Disney.

Situado na Califorina nos Estados Unidos da America, a Walt Disney Animation Studios é o estúdio de animação pertencente à Walt Disney. Especializado na conceção de filmes e séries de animação. Fundado em 1923 o estúdio produziu mais de 50 filmes com recurso a diversas técnicas de animação desde a mais tradicional até à animação gerada por computador, o primeiro filme Snow White and the Seven Dwarfs data de 1937 e o mais recente Zootopia foi lançado em 2016.

waltanimation

Os primeiros passos do estúdios deram-se em 1923, conhecido ainda como Disney Brothers Cartoon Studio, com a produção Alice Comedies que misturava elementos de imagem real onde uma menina interagia com desenhos animados, pouco depois seguido pela séries animada Oswald the Lucky Rabbit. Com a perda dos direitos sobre a distribuição de Oswald que passou para a Univeral, Walt Disney criou uma nova personagem chamada Mickey Mouse, cujo terceiro cartoon, Steamboat Willie(1928), apresentava uma banda sonora sincronizada dando origem a uma série de novos cartoons de sucesso que faziam uso da sincronização entre musica e movimento.

Em 1937 surge Snow White and the Seven Dwarfs, a primeira longa metragem de animação que arrebatou o publico norte americana e tornou-se o grande filme de sucesso da Disney. Durante esse mesmo período continuaram a ser produzidos cartoons de Mickey Mouse e foram introduzidas novas personagens do seu imaginário como Pluto, Goofy e Donald, tendo este ultimo ofuscado diversas vezes a popularidade de Mickey. A produção seguia moldes clássicos de animação 2D e a maioria dos animadores eram do sexo masculino ficando as mulheres encarregues de dar cor ás células de animação.

Caminho feito de sucessos e fracassos

Com o sucesso do seu primeiro filme a Disney focou-se na produção de longas metragens de onde surgiram clássicos como Pinnochio(1940), Dumbo(1941) e Bambi(1942). A produção de filmes cessou durante os anos em que decorreu a Segunda Grange Guerra Mundial, atrasando o lançamento de filmes em produção na altura nomeadamente Peter Pan, Lady and the Tramp e Alice in Wonderland. Vários trabalhadores da Disney foram recrutados para a guerra e o estúdio obrigado a produzir material de propaganda. Durante os anos da guerra cresceram os filmes que misturavam desenhos animados com imagem real e depois de Saludos Amigos (1942) e Victory Through Air Power (1943) começaram a ser lançadas compilações destes pequenos filmes.

A partir de 1948 a Disney voltou ás grande produções com Cinderella(1950). Mais tarde o sucesso de Lady and the Tramp(1955), que se tornou o primeiro filme da Disney a ser transmitido com a tecnologia widescreen, levo à criação da distribuidora oficial da Disney a Buena Vista Distribution.

O estúdio tem por hábito lançar algumas curtas metragens de animação onde normalmente são utilizadas técnicas experimentais e novas tecnologias. A sincronização sonora em Steamboat Willie, a xerografia em Goliath II (1960) e o híbrido entre animação 3D e 2D que resultou em Paperman (2012) são apenas alguns exemplos.
Em 1966 surgiu o clássico Winnie the Pooh que viria ser protagonista de várias histórias ao longo dos anos. Nesse mesmo morre Walt Disney em Dezembro de 1966, quase um ano antes do lançamento do filme The Jungle Book que se tornou um dos grande sucessos de bilheteira de 1967.

Os anos seguintes foram difíceis para o estúdio com o fraco desempenho de The Aristocats(1970) e Robin Hood(1973). Vários animadores de renome abandonaram o estúdio com a saída de Don Bluth que discordava de algumas políticas de produção da Disney. Assim como o despedimento de John Lasseter que se viria a tornar um dos principais responsáveis da Pixar e de Tim Burton que mais tarde se tornariam conhecido por realizar filmes como The Nightmare Before Christmas (1993).

A Walt Disney voltou ao sucesso com o lançamento de Little Mermaid (1989) que viria a dar inicio a uma era de enorme sucessos durante os anos 90 como Aladdin(1992) e The Lion King(1994). Com a chegada de competidores como a Dreamworks e o advento da animação 3D com o lançamento de Toy Story(1995) em colaboração com a Pixar, a Disney voltou a um período de ajustamentos que resultaram em diversas dificuldades tanto de produção como empresariais.

Em 2010 a Walt Disney Animation Studios lança o filme Tangled, totalmente em 3D. O sucesso do mesmo levou o estúdio a parar várias produções de animação tradicional. Seguiu-se o musical Frozen que se tornou o maior sucesso da Disney. O estúdio manteve a produção do 3D continuando com lançamento como Big Hero 6(2014) e em 2016 com o aclamado Zootopia.

1072 Visualizações 1 Total
1072 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.