Zeus

Quem é Zeus na mitologia grega?

Filho de Reia (Rhea) e Cronos, Zeus é o deus supremo da mitologia grega. Os seus poderes envolvem o controlo do tempo, das tempestades, dos raios, dos ventos e das nuvens. Apelidado de “Pai dos Deuses” e “Rei de Todos”, é também o deus das leis, da ordem e da humanidade. É um dos 12 deuses do Olimpo, monte sagrado da mitologia helénica.

Origem de Zeus

Na Mitologia Grega, a história de Zeus começa com o seu avô, o Deus Uranus. Este ter-se-á casado com a sua criadora Gaia (também se pode chamar de Geia ou Gé). Da união da Terra (Gaia) e do Ar (Uranus) terão nascido os Titãs, os Ciclopes e os Centimanos ou Hecatônquiros.

A relação de Uranus com os seus filhos era conflituosa, especialmente com o mais novo Cronos, que odiava a luxúria do pai.

Capaz de adivinhar os possíveis futuros (na mitologia grega pode haver mais que um) e receando o poder dos filhos, Uranus prendeu os Titãs. Revoltado com Uranus e com a ajuda da sua mãe, Cronos acabou por se esconder e, durante a noite, quando os seus progenitores se preparavam para acasalar, castrou o próprio pai, tomando o seu poder e, posteriormente, libertando os seus irmãos Titãs. Inclusive, casou-se com Reia, uma das suas irmãs, e juntos conceberam Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e, o mais novo, Zeus.

História de Zeus

À semelhança do pai, também Cronos temia que um dia um dos seus filhos usurpasse o seu lugar. Por isso, sempre que um nascia, ele acabava por engoli-lo. Recorrendo a Gaia e Uranus, Reia deu à luz Zeus, em segredo. Escondeu-o numa cave em Creta e enganou Cronos, dando-lhe uma pedra, embrulhada em trajes de bebé, para este comer.

Por outro lado, Zeus foi amamentado por uma cabra (dependendo da origem da fonte, também pode ser ninfa), chamada Amalteia (Amaltheia), a quem ele, em sua honra, deu o nome a uma constelação.

Quando se tornou adulto, Zeus confrontou o pai, derrotando-o e obrigando-a a beber uma poção que libertasse os seus irmãos e, pegando na pedra que havia ludibriado o pai a pensar que era ele, levou-a para o Oráculo como símbolo da sua eterna superioridade.

Guerra dos Titãs

Apesar de Zeus poupar o pai, os seus irmãos não foram tão condescendentes e entraram em guerra com Cronos que, por seu lado, pediu auxílio aos seus irmãos Titãs.

Obrigado a intervir, Zeus libertou os Ciclopes, que lhe deram o famoso raio, com que costuma ser representado em estátuas e quadros, e também os Centimanos, importantes para derrotar os restantes Titãs. Já os seus irmãos, Poseidon e Hades, emprestaram-lhe o Tridente e o Elmo da Escuridão para, assim, derrotar Cronos.

A guerra durou 10 anos, no fim dos quais, os futuros deuses do Olimpo saíram vitoriosos, enquanto os Titãs, que ficaram do lado do seu pai, foram aprisionados no Tártaro (Tártaros), o qual era guardado pelos Centimanos. Zeus guardou um especial castigo para o Titã Atlas, obrigando-o a carregar o céu todos os dias.

Outros feitos

Derrotou os gigantes, fruto das castração de Uranus, e aprisionou Prometeu (Prometheus)a uma rocha, para que uma águia gigante lhe comesse o fígado todos os dias, o qual regenerava no dia seguinte.

Prometeu, filho de um Titã, ficou do lado dos deuses e ajudou Zeus a vencer a Guerra dos Titãs. Porém, posteriormente, roubou o fogo da Héstia e dera-o aos humanos, algo inconcebível para o “Pai dos Deuses”.

Segundo a maior parte das versões, casou-se com a Deusa Hera e, entre ela e outros romances, são-lhe atribuídos mais de 70 filhos, entre os quais: os deuses Ares, Atenas, Apolo, Artemis, Dionísio e Hermes, e ainda os heróis Hércules e Perseus.

Conta-se também que, enquanto disfarçado de Touro (um dos seus símbolos), raptou a princesa Fenícia, Europa, e levou-a para Creta.

De quatro em quatro anos, os gregos celebravam os Jogos Olímpicos em sua honra. Na mitologia romana, o seu homólogo é Júpiter.

Segundo o académico alemão, Walter Burkert, “mesmo os deuses que não são filhos naturais de Zeus dirigem-se a ele como Pai, e todos os deuses se põem de pé diante de sua presença” , enquanto a grega Maria Mavromataki aponta no livro Greek Mythology and Religion (Mitologia e Religião Grega) que, após derrotar Cronos, Zeus tornou-se “governador de todo o mundo”.

1890 Visualizações 1 Total

References:

Mavromataki, M. (1991). The Gods: The Twelve Gods of Olympus – Zeus. In Maria Mavromataki (M.M), Greek Mythology and Religion (pp. 28-33). Atenas: Haitalis.

1890 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.