Maomé II

O Sultão Maomé II foi um dos grandes governantes do Império Otomano, a sua governação ficou marcada pela conquista de Constantinopla.

Mehmet II em português Maomé II, apelidado de O Conquistador governou o Império Otomano em dois momentos, de 1441 a 1446 e de 1451 até a sua morte a 3 de Maio de 1481. Filho do Sultão Murad II e Hüma Hatun nasceu a 30 de Março de 1432.

Teve um primeiro momento de governação enquanto criança e adolescente, após o seu pai Murad ter sido obrigado a abdicar em favor do filho como resultado de, algumas campanhas expansionistas mal sucedidas no leste europeu. Pela inexperiência de Maomé II resultante da tenra idade, acabou sendo novamente substituído na governação por Murad, graças à pressão exercida pelos janízaros, a elite das forças otomanas.

Em 1451 sobe definitivamente ao trono otomano, após a morte do seu pai. Ao longo dos anos Maomé II desenvolveu uma fixação pela conquista de Constantinopla, baseada na promessa do profeta Maomé de que um dia “um comandante abençoado” iria conquistar a capital Bizantina. Por outro lado tentava cumprir um objectivo que o seu pai, apesar das várias conquistas nos Balcãs e Anatólia não havia cumprido, com o cerco de 1422.

Mal retomou o poder, começou de imediato os preparativos para a conquista da Capital Otomana. Oficialmente o cerco à cidade começou a 6 de Abril de 1453 e terminou a 29 de Maio do mesmo ano com a Queda de Constantinopla. Paralelamente à conquista desta cidade, Maomé II eliminou o Império Bizantino da História, que por altura do cerco de 1453 já havia perdido praticamente todos os territórios para os otomanos, estando circunscrito aos territórios envolventes à capital imperial Constantinopla.

Embora tenho sido derrotado no cerco de Belgrado em 1456, a conquista de Constantinopla e de vários territórios nos Balcãs, Crimeia e Anatólia, foi-lhe atribuído o epíteto de O Conquistador.

Foi um governante justo, que ao conquistar Constantinopla permitiu aos resistentes manterem-se na cidade enquanto comunidade e continuarem com a sua fé cristã ortodoxa e nomeando o Patriarca Ortodoxo como governante da cidade.

Fundou diversas universidades e colégios, promoveu a tolerância religiosa, edificou diversas mesquitas e com a Conquista de Constantinopla passou a denominar-se de César, soberano de todos os cristãos. Com Maomé II o Estado Otomano adquiriu o respeito das outras potências, passando a ser considerado um Império.

Foi o primeiro Sultão a criar e codificar uma lei criminal e constitucional otomana. Com a sua morte em 1481 deixou um Império estável, forte e respeitado internacionalmente, sem dúvida que a conquista de Constantinopla e derrota dos bizantinos foi o ponto alto da sua governação, tanto que até a generalidade da historiografia considera a queda da capital bizantina o fim da Época Medieval e início da Moderna. Foi sepultado no cemitério da Mesquita Fatih em Constantinopla, actual Istambul.

1231 Visualizações 1 Total
1231 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.