Época Medieval

A época medieval é, uma das subdivisões da História, compreende o período temporal que se inicia no século V e termina no século XV.

A época medieval, assim como as restantes épocas históricas, são enquadramentos temporais que, segundo os historiadores provocaram grandes alterações na estrutura política, económica, social, territorial em determinado momento, e que permitem avaliar, interpretar e demarcar épocas históricas.

A queda do Império Romano do Ocidente, em 476, marca o início da Idade Média, outra designação para época medieval. A queda do Império Bizantino em 1453, sucessor do Império Romano do Oriente, marca o fim da Idade Média, e início da Idade Moderna.

A data de 1453 é, coincidente com a queda de Constantinopla, não é consensual, mas é a data mais aceite em termos historiográficos. Muitos historiadores defendem acontecimentos como a chegada de Cristóvão Colombo às Américas em 1492, como mais relevante para a nova época histórica que se iniciava com o fim da Medieval – a Moderna.

É possível enquadrar a época medieval em três momentos, a Alta Idade Média (século X ao X), a Plena Idade Média (século XI ao XIII), e a Baixa Idade Média (séculos XIV e XV).

Alta Idade Média

A Alta Idade Média ficou, caracterizada pela fragmentação do império romano, a contínua ocupação de espaços por povos bárbaros. Alguns desses povos floresceram e fundaram novos reinos, como a Franquia, com dinastias como a Carolíngia, que procuravam restituir a ordem e brilhantismo do império romano.

O Império Bizantino tentou recuperar as províncias perdidas com o Império Romano do Ocidente, numa tentativa de restituir a glória imperial, teve sucesso numa certa medida, mas potenciou e agilizou a conquista de novos territórios por parte de uma nova potência – os árabes muçulmanos.

Esta época no período medieval ficou, marcada pelo caos um pouco por toda a Europa, com evasões e ocupações viking da Grã-Bretanha e França, pela ascensão e queda de Reinos bárbaros, como os Lombardos, os Vândalos, os Visigodos, Ostrogodos e outros. Pelo surgimento de novos poderes como os árabes, acima de tudo a Alta Idade Média fica marcada pela mutabilidade constaste das fronteiras, e uma implementação constante do poder do cristianismo católico na Europa, que se sobreponha a réis e imperadores.

Plena Idade Média

Com a Plena Idade Média, surge uma maior estabilização das fronteiras, e início da Reconquista da Península Ibérica aos Mouros, pelos cristãos.

O conflito entre cristãos e muçulmanos marcou, este período com a realização das primeiras cruzadas. Igualmente marcante foi a cisão entre a Igreja de Roma e a Igreja de Constantinopla, iniciando uma relação diplomática muito hostil entre ambas.

A Conquista de Inglaterra pelos normandos foi outro ponto essencial deste período, assim como a fundação do Reino de Portugal, e ascensão de Castela,

Baixa Idade Média

Embora com a ocorrência da peste negra no decorrer do ´seculo XIV, que dizimou uma boa parte da população europeia, neste período é possível deslumbrar uma ascensão e crescimento da Europa. Com fronteiras mais estáveis, com reinos mais fortes tanto internamente como externamente, estavam reunidas as condições para o florescimento europeu, e lançadas as bases para o crescente ascendente europeu no plano global.

Conhecida como a época da fome, peste, guerra, morte, daí ser classificada muitas vezes como Idade das Trevas, é preciso relembrar que a época medieval não foi feita apenas de aspectos negativos.

Foram realizadas inovações ao nível das técnicas agrícolas, que permitiram sustentar o crescimento demográfico, ao nível da navegação e construção de barcos que possibilitaram as Descobertas e expansionismo europeu. Após inúmeros conflitos foram criadas as bases territoriais sobre as quais a Europa assenta actualmente. Em Itália viu-se surgir numa forma mais rudimentar o sistema banqueiro e financeiro actual

Do caos gerado com a queda do Império Romano do Ocidente, nasceu um novo mapa político, cuja autoridade se manteve em Roma, não sobre o domínio militar e administrativo de Roma, mas sobre o domínio religioso do Bispo de Roma – Papa. A religião estava no centro da vida quotidiana, como é elucidativa a cultura da época, com o estilo Gótico.

Cultura muito assente no medo, e total devoção a uma Igreja que utilizava este medo como forma de controlar tanto a nobreza, incluindo réis e o povo.

O sistema administrativo e económico deste período era assente no feudalismo e vassalagem. Muitos dos conflitos existentes na época medieval deveram-se a este sistema. Era frequente determinado senhor prestar vassalagem a outro reino, o que originava as mais diversas guerras, como a Guerra dos Cem Anos.

Embora a divisão temporal da Idade Média, seja muito centrada no contexto Europeu, várias civilizações como os Aztecas e os Incas prosperavam naquilo que viria a ser conhecido como o Novo Mundo. No Oriente as civilizações, chinesa e indiana também conheceram grandes evoluções.

3755 Visualizações 1 Total

References:

ÁLVAREZ PALENZUELA, Vicente (Coord.); Historia Universal de la Edad Media, Ariel, 2002
BALARD, Michel (et alii); A Idade Média no Ocidente: dos Bárbaros ao Renascimento, D.Quixote, 1994

3755 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática