Passaporte Biológico

O Passaporte Biológico é um método anti-doping que consiste numa base de dados de perfis dos atletas, onde estão registados resultados dos exames anti-doping.

O Passaporte Biológico é um método recente na luta anti-doping que consiste numa base de dados de perfis dos atletas, onde se pode detectar eventuais anomalias. Nesse passaporte biológico estão registados todos os resultados dos exames anti-doping dos atletas, sejam controlos sanguíneos ou urinários, assim como a criação de um perfil hematológico e um perfil esteroidal.

passaporte biologico ama wada agencia mundial anti doping dopagem sergio ribeiro alberto contador chris froome sergio henao sky adams

Exemplos de um resultado de análise feita a atleta

Origem do Passaporte Biológico

O Passaporte Biológico surgiu do interesse da Agência Mundial Anti-Doping, em 2002, após algumas federações internacionais, em especial, a União Ciclista Internacional (UCI) ter encetado uma luta contra o doping de forma mais assertiva. Os exames anti-doping mostravam-se de certa forma ineficazes porque quem utilizava doping utilizava métodos e substâncias proibidos que nunca tinham sido detectadas ou que eram mascaradas por outras para que nenhum desses exames anti-doping dessem controlo positivo. Cada federação e organização ditava as regras das análises dos exames anti-doping e como não existia uma uniformização relativamente à luta contra o doping, foi decidida a criação do Passaporte Biológico. Em conjunto com várias federações internacionais, a Agência Mundial Anti-Doping deliberou que a União Ciclista Internacional iria fazer do Ciclismo, a modalidade-piloto desta pioneira iniciativa na luta contra o doping. A partir de 2009, a Agência Mundial Anti-Doping deliberou que o Passaporte Biológico fizesse parte de todas as federações desportivas e de todas as organizações anti-doping. Desde então, desportistas com passaporte biológico podem ser sancionados tendo em conta a verificação de resultados anómalos. No Ciclismo e no Atletismo são os desportos onde se verificam mais casos de penalizações a atletas decorrentes de resultados analíticos adversos no passaporte biológico.

passaporte biologico ama wada agencia mundial anti doping dopagem sergio ribeiro alberto contador chris froome sergio henao sky adams

Número de resultados de análises por desporto para o passaporte biológico

Princípios do Passaporte Biológico

O passaporte biológico baseia-se na monitorização de parâmetros biológicos que possam revelar substâncias proibidas ou métodos proibidos, de forma indirecta. O intuito do passaporte biológico não é detectar uma substância ou método proibido mas sim complementar os exames anti-doping já existentes e fornecer um processo harmonizado entre todas as organizações desportivas que lutam contra o doping.

Módulos do Passaporte Biológico

Os perfis de cada desportista no Passaporte Biológico assentam em 3 módulos:
Módulo Sanguíneo – Detecção de qualquer tipo de doping no sangue
Módulo Esteroidal – Detecção de Esteróides Anabolizantes
Módulo Endócrino – Detecção de Hormonas de Crescimento

passaporte biologico ama wada agencia mundial anti doping dopagem sergio ribeiro alberto contador chris froome sergio henao sky adams

Exemplo de como se processa um exame anti-doping para efeitos de passaporte biológico

Sistema de Localização ADAMS e o Passaporte Biológico

De forma a que seja possível a realização de exames anti-doping fora de competição, os desportistas têm de preencher um formulário onde devem colocar onde vão estar nos meses seguintes, de forma a que seja mais fácil a organizações anti-doping fazer os respectivos e necessários exames anti-doping para efeitos de passaporte biológico. Esta medida levantou alguns problemas relacionados com a protecção de dados e privacidade dos atletas, mas a Agência Mundial Anti-Doping e a UCI entenderam que não existia forma mais eficaz de fazer os exames sem que os desportistas alegassem desculpas para faltar ou atrasar exames anti-doping. Caso os especialistas anti-doping não consigam encontrar o atleta, incorre numa penalização que só será desportiva a partir da terceira vez que aconteça.

154 Visualizações 1 Total
154 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática