Ciclismo

O ciclismo é um dos desportos mais conhecidos e populares em todo o mundo. Consegue atrair um vasto público por ser global e dispor de várias disciplinas.

Apresentação do Ciclismo

CiclismoO ciclismo é uma modalidade desportiva que encerra como objetivo um atleta despender o menor tempo possível num percurso delineado ou variante uma pontuação (mais alta ou mais baixa consoante as vertentes) através da utilização de uma bicicleta. Cada atleta representa uma equipa, daí ter uma classificação individual e outra colectiva. Desde meados do século XIX, iniciou-se como desporto, sendo que a primeira corrida foi em Paris, capital francesa em 1868 e foi ganha por James Moore.

Faz parte das competições pioneiras dos Jogos Olímpicos. A partir dos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, as competições de ciclismo foram abertas aos dois géneros, sendo que até então só os homens podiam participar. Em 1996, houve algumas mudanças importantes nas competições. Pela primeira vez, corriam atletas profissionais e foram introduzidas novas vertentes, como a cross-country e o mountain bike. A União Ciclista Internacional é o órgão governativo de todo o ciclismo enquanto desporto e que zela pela regulamentação e organização de todo o sistema desportivo internacional.

Existe ciclismo em estrada, em pista, ciclocrosse, BMX e mountain bike. No ciclismo de estrada, existem vários tipos de prova. Vão desde clássicas de um dia a provas por etapas. Existem etapas planas, de montanha, em contra-relógio individual ou por equipas, clássicas de um dia com diferentes características, com subidas curtas e empinadas, com troços de pavé, em troços de terra batida. São atribuídas camisolas aos líderes das classificações que existam em cada prova.

O ciclismo de pista é corrido em velódromos e existem diversos tipos de competições tanto para feminino como para masculino, seja individual seja colectivamente. Dividem-se em duas categorias: provas de sprint e provas de endurance, sendo que as primeiras, normalmente, são as de duração mais curta e as segundas de mais longa duração. As bicicletas são diferentes das utilizadas na estrada pois não têm mecanismo de travão.

O ciclocrosse é uma vertente que decorre, normalmente, no período entre Novembro e Fevereiro e que se baseia numa corrida feita a um percurso com 2 ou 3 quilómetros várias vezes consoante o escalão em que o ciclista estiver inserido. Passa-se em circuitos fora de estrada, como em bosques ou mato que normalmente contemplam obstáculos para que os ciclistas sejam obrigados a desmontar da bicicleta.

A vertente do Mountain Bike é, como no ciclocrosse, percorrido em troços fora de estrada e são corridas que requerem muita técnica por parte dos atletas. A maior parte dos percursos têm subidas bem empinadas ou descidas pronunciadas e isto se juntarmos pedra e terra, sobretudo, quando chove, implica perícia e destreza por parte do competidor. O Downhill e o Cross Country são as disciplinas mais mediáticos desta vertente.

O BMX é uma das vertentes em maior expansão, fruto do carácter arriscado que se vê nas manobras, seja no estilo livre (Freestyle) seja nas corridas. Nas corridas, os atletas correm em grupos e num percurso delineado vence quem o percorre em menos tempo. O BMX em estilo livre é mais exibicionista, é mais ligado à componente artística, sendo que se pode praticar em qualquer lado. As bicicletas no BMX não dispõem de mudanças.

705 Visualizações 1 Total
705 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.