Simões, António

António Simões é um ex-jogador do SL Benfica e da Selecção Nacional sendo um dos melhores jogadores portugueses da década de 60

Biografia de António Simões

António Simões é um ex-jogador do SL Benfica e da Selecção Nacional sendo um dos melhores jogadores portugueses da década de 60. Nascido a 14 de Dezembro de 1943 na localidade de Corroios, António Simões Costa viu o seu pai morrer cedo, com 14 anos de idade, numa altura em que já jogava futebol no Almada Atlético Clube ao mesmo tempo antonio simoesque trabalhava numa fábrica de máquinas de escrever. E no clube da Margem Sul do Tejo, Simões já distribuía qualidade e talento a rodos em qualquer jogo que participasse, sendo que o franzino esquerdino tinha uma técnica inabalável com capacidade de desequilíbrio de jogo assinalável. Vários foram os clubes que tentaram assegurar Simões e todos de Lisboa. O Belenenses tentou contratar Simões mas o desacordo financeiro entre o Belenenses e o Almada Atlético Clube inviabilizou a transferência. Depois, começou a treinar no Sporting durante a semana embora ainda jogasse no Almada Atlético ao Domingo. Contudo, iria ser transferido para o Benfica depois de chegar a acordo com a Mãe de Simões e com o Clube almadense.

No início de 1960, assina contrato com o Benfica e integra a equipa de Juniores que viria a tornar-se campeã nacional nessa época e na época seguinte, ainda com idade júnior integra os treinos da equipa principal do Benfica por iniciativa de Bela Guttmann, ainda que não tenha feito qualquer jogo pela equipa que se sagrou campeã europeia. De qualquer das formas, em 61/62, Simões estreou-se pela equipa principal do Benfica, com apenas 17 anos de idade e ajudou a Benfica a tornar-se bicampeão europeu e Simões ganhava o seu primeiro e único título europeu com apenas antonio simoes318 de idade, depois de só ter jogado, praticamente, a segunda fase da época. A partir dessa altura, Simões tornou-se um indiscutível no onze titular benfiquista e ao título europeu conquistado juntou 10 títulos de campeão nacional (62/63, 63/64, 64/65, 66/67, 67/68, 68/69, 70/71, 71/72, 72/73 e 74/75) e 5 Vitórias na Taça de Portugal (61/62, 63/64, 68/69, 69/70 e 71/72). Simões, Eusébio e José Augusto formavam um tridente atacante fortíssimo e que brilhava e fazia brilhar cada um dos jogadores consoante a sua melhor característica. Ainda assim, houve uma altura em que Simões esteve prestes a sair do Benfica para assinar pelo rival Sporting. Em 1968, Simões estava em conflito com a Administração do Benfica devido a ordenados em atraso. A situação acabou solucionada com a liquidação pelo Benfica do valor e com um aumento salarial. Como curiosidade, fique a saber que António Simões resolveu a situação contratual graças a Jorge Sampaio, na altura, advogado e mais tarde, Presidente da República. Continuou no Benfica até ao ano de 1975, saindo pela porta grande. Em 75/76, começou a época no Estoril graças a José Torres mas já com os olhos postos nos Estados Unidos da América, onde esteve quatro temporadas e passou por três clubes diferentes. Pelo meio, ainda jogou ao lado de Eusébio, no União de Tomar.

Na Selecção Nacional, fez 46 jogos e marcou 3 golos entre os anos de 1962 e 1973, altura em que foi chamado pelos seleccionadores nacionais. De destacar a presença na equipa dos “Magriços” que encantou a Inglaterra, no Mundial de 1966 e que Portugal terminou na terceira posição. Foi um dos jogadores portugueses que mais se destacou na competição, juntamente com Eusébio. Contudo, não marcou presença em mais nenhuma grande competição internacional por Portugal. Terminou a sua carreira de futebolista nos antonio simoes2Estados Unidos em 1979 mas continuou no país como jogador e treinador de Futsal. Até se virou para a política sendo deputado para o Circulo Fora da Europa, pelo CDS-PP. No seu regresso a Portugal, António Simões integrou a estrutura técnica nacional para o Euro-96 e mais tarde para a Selecção Nacional de sub-23 e Selecção Nacional feminina. No Benfica, chegou a ser director desportivo do clube encarnado entre 2001 e 2004, depois de já ter sido no Marítimo no ano anterior à entrada no seu clube do coração, o Benfica. Nos últimos anos, aceitou o convite de Carlos Queiroz para ser seu adjunto na Selecção do Irão e mais recentemente, tornou-se comentador em programas sobre futebol na televisão por cabo.

559 Visualizações 1 Total
559 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática