As Regras do Futsal ou as Leis do Jogo são um conjunto de normas estabelecidas a cada época para todo e qualquer jogo de futsal realizado no mundo.
As Regras do Futsal ou Leis do Jogo são revistas todos os anos desde a sua criação, em 1863, sendo o International Football Association Board (IFAB), o órgão responsável pelas alterações que possam ocorrer, com a validação da FIFA. No Geral, estão definidas 17 normas para um jogo de futsal, a saber:
Lei de Jogo 1 – Recinto de Jogo
O recinto de jogo de futsal deve ter uma superfície lisa, não abrasiva e sem rugosidades em madeira ou material sintético. A superfície de jogo deve ser rectangular e marcada com linhas de cor diferente da cor da superfície de jogo.
As dimensões das linhas laterais e de baliza, ambas têm de ter 8 centímetros de largura. As linhas laterais devem ter um comprimento entre os 25 e os 42 metros e as linhas de baliza devem ter um comprimento entre os 16 e os 25 metros.
Existe uma área de grande penalidade circundante a cada baliza com uma primeira marca de grande penalidade a cerca de 6 metros de comprimento da linha de baliza. Existe uma segunda marca de grande penalidade a 10 metros.
As Balizas situam-se a meio de cada linha de baliza, sendo que têm um comprimento de 3 metros e 2 metros de altura com a mesma espessura das linhas de baliza: 8 centímetros. Os postes e a barra devem ter uma cor diferente das linhas de marcação de superfície de jogo.
A área de substituição existe na linha lateral onde estão as respectivas áreas técnicas de cada equipa, com 5 metros de extensão, sendo que é sempre feita no meio-campo defensivo de cada equipa. Por isso, quando as equipas mudam de meio-campo, o banco respectivo também muda.
Lei de Jogo 2 – A Bola
No Futsal, a bola é esférica com uma circunferência entre 62 e 64 centímetros, com um peso mínimo de 400 gramas no começo do jogo e um máximo de 440 gramas. Quando largada de 2 metros tem de ressaltar entre os 50 e os 65 centímetros para cumprir com os regulamentos.
Lei de Jogo 3 – Os Jogadores
Cada equipa de futsal pode apresentar 5 jogadores, sendo que 1 deles é um guarda-redes e os restantes 10 são jogadores de campo. Se uma equipa tiver menos de 3 jogadores em campo, dá-se imediatamente o jogo como terminado.
As substituições são ilimitadas sendo que podem existir até um máximo de 9 substitutos no banco. A substituição é feita através da área de substituição e primeiro o jogador substituído tem de sair para o substituto entrar. Podem em ocorrer em qualquer altura do jogo, sendo que qualquer jogador está habilitado para ser substituído. Um jogador de campo pode substituir o guarda-redes, desde que depois vista uma camisola de guarda-redes com o seu número.
Em caso de expulsão de um jogador de campo, a equipa fica privada até ao fim do jogo do expulso, sendo que a equipa fica com menos um elemento durante 2 minutos ou até sofrer um golo.
Lei de Jogo 4 – Equipamentos dos jogadores
Todo e qualquer jogador deve usar calções, camisola, meias, caneleiras e calçado apropriado sendo que os guarda-redes têm a possibilidade de jogar com calças. Sempre validado pelo árbitro.
Os equipamentos devem-se distinguir da equipa adversária e da equipa de arbitragem, sendo que o guarda-redes deve ter um equipamento de cor diferente ao utilizado pela sua equipa no momento.
Lei de Jogo 5 – Árbitros
Uma dupla de árbitros assegura o cumprimento das Leis do Jogo durante uma partida, sendo que as suas decisões são irrevogáveis. Existe um que é o árbitro principal e outro como segundo árbitro e as decisões do primeiro prevalecem sobre o segundo, em caso de desacordo.
Lei de Jogo 6 – Árbitros Assistentes
Além da dupla de arbitragem, poderão existir mais um árbitro assistente e um cronometrista que estão localizados fora da superfície de jogo na parte central do recinto entre cada um dos bancos.
Centram-se, sobretudo, no controlo do tempo de jogo, das pausas técnicas, da indicação do número de faltas de cada equipa e da validação da entrada correcta dos substitutos.
Lei de Jogo 7 – A duração do jogo
Cada jogo de futsal tem duas partes de 20 minutos, com um intervalo que não deve passar dos 15 minutos. O Final de Jogo é dado através de um aviso sonoro dado pelo cronometrista que depois é confirmado pelo árbitro a não ser que esteja em causa a marcação de uma grande penalidade da primeira ou segunda marca de grande penalidade.
Se a bola for em direcção à baliza quando se ouve o sinal sonoro, o jogo só termina se for golo, se a bola sair da superfície do jogo ou tiver sido interceptada por alguém e a bola já não vai para a baliza.
Cada equipa tem direito a um minuto de pausa técnica em cada uma das partes do jogo.
Lei de Jogo 8 – Começo e reinício do encontro
Deve-se iniciar cada uma das partes com o pontapé de saída a ser dado no ponto que está a meio da linha de meio-campo, assim como sempre que houver golo ou prolongamento.
Antes do jogo é realizado um sorteio em que o vencedor escolhe a baliza que quer atacar enquanto quem perde tem o direito a começar com o pontapé de saída. No começo da 2ª parte, a outra equipa tem direito a iniciar com o pontapé de saída, sendo que ambas as equipas trocam de campo.
Lei de Jogo 9 – A Bola em jogo e fora de jogo
A Bola está fora de jogo quando ultrapassa a linha de baliza ou a linha lateral na sua totalidade, quando bate no tecto e quando o árbitro interrompe o jogo. Em todas as outras situações está em jogo.
Lei de Jogo 10 – Marcação de golos
Considera-se golo marcado no futsal sempre que a bola transpõe a linha de baliza dentro dos postes e entre a barra e o solo sem ter infringido no mesmo lance qualquer regra do jogo. A equipa que marcar o maior número de golos é a vencedora do jogo.
Lei de Jogo 11 – Fora de Jogo
Não existe a infracção de fora de jogo nas partidas de futsal.
Lei de Jogo 12 – Faltas e Incorrecções
No futsal, os livres directos ou indirectos e penaltis são assinalados quando são cometidas faltas enquanto a bola está em jogo.
Livres Directos são marcados em qualquer parte do rectângulo do jogo, à excepção da área de grande penalidade onde são marcados os pontapés de penalti. Livres Indirectos podem ser marcados em qualquer parte do terreno de jogo.
Os árbitros dispõem de dois cartões, o amarelo e o vermelho.O cartão amarelo é sinal de advertência para o jogador e o cartão vermelho é sinal de expulsão para o jogador.
Os cartões só podem ser dados durante o tempo em que o jogo se realiza e na superfície de jogo. Caso ocorra alguma infracção passível de cartão antes do jogo começar ou já depois do término do jogo ou fora da superfície de jogo, o árbitro informa verbalmente esse elemento da sanção aplicada.
Lei de Jogo 13 – Pontapés Livres
Os pontapés Livres directos ou indirectos têm de ser marcados no exacto local da ocorrência da falta, na segunda marca de grande penalidade ou no local mais próximo da infracção caso ocorra fora do terreno de jogo.
A bola tem de estar parada e quem marcar o pontapé livre não pode tocar na bola sem antes ter tocado noutro jogador depois da marcação do livre.
Cada equipa tem um cúmulo de faltas acumuladas em cada período, sendo que são as faltas sancionadas com o pontapé livre directo ou pontapé de grande penalidade que contabilizam para as faltas acumuladas de cada equipa.
A partir da 6ª falta acumulada, o pontapé livre directo tem de ser atirado diretamente à baliza para obter golo, sem barreiras, não podendo ser tocada por outro elemento da equipa até tocar nos postes, barras ou no guarda-redes adversário ou se sair da superfície de jogo.
Os jogadores adversários devem estar a uma distância mínima de 5 metros da bola até o executante tocar na bola.
Lei de Jogo 14 – Pontapé de Penalti
Nos Pontapés de penalti, a bola deve estar no ponto identificado na área de penalti com o guarda-redes na linha de baliza e todos os restantes jogadores fora da área de penalti.
A bola tem de ser tocada para a frente pelo jogador que marcar o penalti sendo que não pode voltar a tocar a bola sem antes ser tocada por outro jogador.
É atribuído pontapé de grande penalidade à equipa que sofre toda e qualquer falta passível de pontapé livre directo feita na área de grande penalidade.
Lei de Jogo 15 – Lançamento Lateral
Atribui-se um lançamento lateral à equipa adversária do último jogador que tocou na bola antes de ela ultrapassar a linha lateral.
Os lançamentos devem ser feitos com o pé, obrigatoriamente, na linha lateral e num espaço de 4 segundos, em que um dos pés tem de estar posicionado na linha lateral e outro no exterior da superfície de jogo.
Os jogadores adversários devem estar a 5 metros de distância de onde vai existir o lançamento.
Lei de Jogo 16 – Pontapé de Baliza
Atribui-se um pontapé de baliza sempre que a bola é tocada em último pela equipa atacante e ultrapassa totalmente a linha de baliza desde que não tenha sido golo.
A bola é lançada pelo guarda-redes adversário à mão e os jogadores adversários devem estar fora da área de penalti. O guarda-redes adversário tem 4 segundos para lançar a bola e só entra em jogo quando passa a área de penalti.
Lei de Jogo 17 – Pontapé de Canto
Atribui-se um pontapé de canto em futsal sempre que a bola é tocada em último pela equipa que defende e ultrapassa totalmente a linha de baliza desde que não tenha sido golo.
A bola tem de estar parada na área de canto e os jogadores adversários devem estar a uma distância de 5 metros. O executante tem 4 segundos para marcar o canto e a bola entra em jogo desde que tenha se movido claramente.