Campeonato do Mundo de Futsal

Apresentação da competição internacional de futsal Campeonato do Mundo de Futsal

O Campeonato do Mundo de Futsal é uma competição internacional jogada pelas seleções nacionais de futsal masculinas de vários países do mundo e que se realiza de quatro em quatro anos.

 

O Campeonato do Mundo de Futsal é uma competição de carácter internacional que é organizada desde o ano de 1989 pela FIFA. A FIFA é a Federação Internacional de Futebol que por sua vez dirige, organiza e regula as associações de futebol, de futebol de praia e de futsal a nível mundial e cuja sede é em Zurique, na Suíça. O Campeonato do Mundo de Futsal é realizado de quatro em quatro anos entre as várias seleções nacionais de futsal de cada país. A primeira edição desta competição internacional foi realizada na época do ano de 1989 nos Países Baixos e contou com a participação das seleções nacionais de futsal de dezasseis países do mundo. A partir da segunda edição da competição – que aconteceu no ano de 1992 – a FIFA decidiu começar a organizar este campeonato do mundo nos anos pares e com a regularidade de quatro em quatro anos, entre dois campeonatos do mundo de futebol.

História da competição

A primeira edição do Campeonato do Mundo de Futsal aconteceu no ano de 1989 quando a FIFA decidiu assumir o corpo de direção relativo à modalidade de futsal que até então tinha sido organizado e regulado pela FIFUSA, a Federação Internacional de Futebol de Salão (o outro nome dado ao futsal). O primeiro Campeonato do Mundo de Futsal aconteceu nos Países Baixos onde a modalidade de futsal era fortemente praticada e seguida pelo público. As primeiras três edições do mundial de futsal foram ganhas pela seleção de futsal do Brasil nos anos de 1989, de 1992 e de 1996 contra os Países Baixos, os Estados Unidos da América e contra Espanha, respetivamente. Em 2000 e 2004 foi a seleção de futsal de Espanha que saiu vencedora da competição internacional depois de derrotar a seleção do Brasil e a seleção de Itália, respetivamente. Em 2008 a seleção e futsal do Brasil voltou às vitórias numa final jogada contra a seleção nacional de futsal espanhola, que foi decidida por grandes penalidades. Em 2012 o Brasil revalidou o título de campeão do mundo e somou assim cinco títulos nesta competição internacional da modalidade. Em 2012 venceu a seleção de Espanha. Em 2016 (a edição mais recente até ao momento) a seleção de futsal vencedora do campeonato do mundo foi a seleção da Argentina que bateu a Rússia por cinco bolas a quatro na final que se realizou na Colômbia.

Formato da competição

Até ao ano de 2008 as edições que aconteceram relativamente ao Campeonato do Mundo de Futsal tiveram sempre a participação de dezasseis seleções nacionais de futsal de vários países. A primeira edição da competição, em 1989, contou com seis países do continente europeu, com três países da América do Sul, com dois países do continente africano, com dois países do continente asiático e com dois países da América do Norte e da América Central. A Oceânia participou com uma seleção de futsal. Em 2004 foram cinco países representantes da Europa, quatro países a representar o continente asiático – incluindo os chineses -, três países do sul da América, dois países do Norte e do Centro da América, um do continente africano e um da Oceania.

Em 2008 começaram a participar vinte equipas pela primeira vez na história da competição: seis países da Europa, quatro países da América do Sul, dois países africanos, quatro países do continente asiático, três da América do Norte e América Central e um da Oceania. Em 2012 a FIFA ampliou as participações no Mundial de Futsal para vinte e quatro equipas/seleções/países do mundo sendo que a Europa, a África, a América do Norte, a América Central e o Caribe ganharam mais uma vaga na competição.

Prémios atribuídos na competição

  • Bola de Ouro – Melhor Jogador:

1989 – Victor Hermans da seleção dos Países Baixos

1992 – Jorginho da seleção do Brasil

1996 – Manoel Tobias da seleção do Brasil

2000 – Manoel Tobias da seleção do Brasil

2004 – Falcão da seleção do Brasil

2008 – Falcão da seleção do Brasil

2012 – Neto da seleção do Brasil

2016 – Fernando Wilhelm da seleção da Argentina

  • Prémio FIFA – Chuteira do Ano:

1989 – László Zsadányi da seleção da Hungria

1992 – Saeid Rajabi da seleção do Irão

1996 – Manoel Tobias da seleção do Brasil

2000 – Manoel Tobias da seleção do Brasil

2004 – Falcão da seleção do Brasil

2008 – Pula da seleção da Rússia

2012 – Eder Lima da seleção da Rússia

2016 – Ricardinho da seleção de Portugal

  • Prémio FIFA Fair Play (equipa com menos faltas):

2000 – Brasil

2004 – Brasil

2008 – Espanha

2012 – Argentina

2016 – Vietname

  • Prémio FIFA Luva de Ouro (Melhor Guarda-Redes)

2008 – Tiago da seleção do Brasil

2012 – Stefano Mammarella da seleção de Itália

2016 – Nicolás Sarmiento da seleção da Argentina

 

Equipas vencedoras do Campeonato do Mundo de Futsal

1989 – Brasil, vice-campeão foi a seleção dos Países Baixos

1992 – Brasil, vice-campeão foi a seleção dos Estados Unidos da América

1996 – Brasil, vice-campeão foi a seleção de Espanha

2000 – Espanha, vice-campeão foi a seleção do Brasil

2004 – Espanha, vice-campeão foi a seleção de Itália

2008 – Brasil, vice-campeão foi a seleção de Espanha

2012 – Brasil, vice-campeão foi a seleção de Espanha

2016 – Argentina, vice-campeão foi a seleção da Rússia

463 Visualizações 1 Total
463 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.