Gomes, Fernando

Fernando Gomes foi um ex-futebolista nacional que foi duas vezes Bota de Ouro, galardão reservado ao melhor marcador dos campeonatos europeus, tendo sido campeão nacional e europeu de clubes pelo Futebol Clube do Porto.

Biografia de Fernando Gomes

Fernando Gomes foi um ex-futebolista nacional que foi duas vezes Bota de Ouro, galardão reservado ao melhor marcador dos campeonatos europeus, tendo sido campeão nacional e europeu de clubes pelo Futebol Clube do Porto.

Nascido a 22 de Novembro de 1956, na cidade do Porto, Fernando Gomes fez toda a sua formação de atleta no Futebol Clube do Porto, tendo passado para a equipa principal dos dragões com 17 anos, em 1974. Como avançado vivia de golos e marcou muitos, sobretudo, com a camisola do Futebol Clube do Porto. No seu jogo de estreia contra o Grupo Desportivo da CUF, o natural do Porto marcou dois golos. Sempre foi assim, Gomes marcou muitos golos pelo Futebol Clube do Porto, vencendo o primeiro título pelo Futebol Clube do Porto, ganhando a Taça de Portugal em 76/77 e, posteriormente, venceu o Campeonato Nacional da I Divisão nas épocas de 77/78 e 78/79, antes de rumar para Espanha, onde foi contratado pela equipa do Sporting de Gijón. Para isso acontecer, muito contribuíram os 125 golos marcados e as três edições da Bola de Prata ganhas em 77,78 e 79, galardão que premeia o melhor goleador do campeonato nacional e o clima de confronto entre o Presidente na altura, Américo de Sá, que estava contra, Pinto da Costa e José Maria Pedroto, que delineavam uma estratégia de guerrilha contra os clubes de Lisboa, sendo que a maior parte das figuras do clube ficaram a favor do treinador e do director do futebol de então.

Fernando Gomes partiu para a Espanha, para a equipa do Sporting de Gijón, onde esteve por duas épocas, numa primeira época fraca respeitante aos golos mas na segunda época já fez mais golos ao serviço dos asturianos. Voltou para o clube azul e branco graças a Pinto da Costa que se torna o homem forte do futebol do Porto e, consequentemente, seu Presidente. Se na primeira passagem pelo Futebol Clube do Porto teve muito sucesso, muito mais conseguiu nesta segunda passagem. No que diz respeito a competições internas, venceu três campeonatos, duas Taças de Portugal e três Supertaças e foi distinguido mais três vezes, além das três da primeira passagem pelos azuis e brancos, como melhor marcador do campeonato nacional. Mas o melhor mesmo, foram as conquistas internacionais que Gomes ajudou o Futebol Clube do Porto a conquistar. Depois da final da Taça das Taças perdida contra a Juventus, em 1984, levou o clube à conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1986/1987, apesar de não ter jogado na final devido a ter contraído uma lesão dias antes da final de Viena. Mais tarde, participa nas vitórias da Supertaça Europeia e da Taça Intercontinental, em 1987. Antes disso, o português já se destacava dos demais colegas de equipa e dos avançados mundiais, sendo por duas vezes, o melhor marcador europeu nos anos de 1983 e 1985, recebendo a Bola de Ouro que premiava a capacidade goleadora dos melhores avançados. Saiu do clube em 1989, por divergências com a direcção liderada por Jorge Nuno Pinto da Costa e, nomeadamente, com o treinador adjunto na altura, Octávio Machado. Fernando Gomes mudou de ares e esteve duas épocas no Sporting Clube de Portugal, onde fez 31 golos em 59 jogos pelo campeonato.

A nível da selecção nacional foi uma das referências e dos indiscutíveis de uma equipa que garantiu a presença em duas fases finais consecutivas, o Europeu de 84, em França e o Mundial de 86, no México. Foi 47 vezes internacional pela selecção “A”, marcando treze golos, iniciando-se no dia 25 de Abril de 75, frente a França e o último jogo que fez pela selecção foi em Novembro de 88, marcando o golo da vitória de Portugal diante do Luxemburgo, na fase de qualificação para o Mundial de 90.

Depois de ultrapassadas as barreiras com o presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, Fernando Gomes passou a integrar a estrutura directiva do clube portuense.

503 Visualizações 1 Total
503 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.