Gil Vicente FC

O Gil Vicente Futebol Clube (Gil Vicente FC) é um clube português sediado na cidade de Barcelos, no distrito de Braga.

Fundação: 3 de maio de 1924

Cidade/país: Barcelos, Portugal

Estádio: Estádio Cidade de Barcelos

Cor do equipamento principal: vermelho e branco

Epíteto: Gilistas, Galos de Barcelos

História:

No dia 3 de maio de 1924 um grupo de jovens de Barcelos reuniu-se no Largo Doutor Martins Lima, nas proximidades do Teatro Gil Vicente, e resolveu criar um clube de futebol da cidade. Nascia assim o Gil Vicente, com a designação de Gil Vicente Foot-Ball Club.

A estreia oficial viria a acontecer a 3 de maio de 1933 frente ao SC Braga no Campo da Granja, atualmente Estádio Adelino Ribeiro Novo, quase uma década após a fundação do clube.

Em 1943 o clube de Barcelos sobe à Segunda Divisão Nacional e mantém-se neste campeonato por várias temporadas. Na época 1976/77 os gilistas destacaram-se na Taça de Portugal, chegando às meias-finais, onde acabaram eliminados pelo SC Braga. Na edição da temporada seguinte, caíram apenas nos quartos-de-final frente ao FC Porto.

Em 1987, no dia 8 de novembro, mais uma data marcante na história do clube, quando a Câmara Municipal de Barcelos doa o Estádio Adelino Ribeiro Novo ao Gil Vicente e, nesse mesmo dia, o clube inaugura a sua nova sede.

A tão esperada subida à Primeira Divisão acontece na época 1989/90, com o presidente Francisco Dias. O ano de estreia foi de sucesso, com a equipa a terminar o campeonato em 13º lugar em 20 equipas. Após sete anos no principal escalão do futebol português, o Gil Vicente desce à Segunda Divisão de Honra. Na temporada seguinte o Gil Vicente viu-se envolvido no “Caso Alverca”. No entanto, o regresso à Primeira Divisão aconteceu em 1999.

A 30 de maio de 2004 o clube muda-se para o Estádio Cidade de Barcelos, propriedade da Câmara Municipal e em 2006 enfrenta mais uma situação complicada na sequência do “Caso Mateus”, tendo sido relegado para a Segunda Divisão na época 2005/06.

Na temporada 2010/11, sob a direção de António Fiúza, o clube sagra-se campeão da Segunda Liga, conhecida na altura como Liga Orangina, e regressa à Primeira Liga. Em 2012, no dia 14 de maio, o Gil Vicente FC disputa a sua primeira final frente ao Benfica, no Estádio Cidade de Coimbra, para a Taça da Liga. O jogo terminou com a vitória do Benfica por 2-1.

Estádio:

O Gil Vicente FC tem a sua casa no Estádio Cidade de Barcelos, incluído no Complexo Desportivo Municipal de Barcelos. Este estádio foi inaugurado a 30 de maio de 2004 num jogo amigável entre o Gil Vicente FC e o Nacional Montevideo do Uruguai, no qual os gilistas foram derrotados por 2-1.

Este estádio, propriedade da Câmara Municipal de Barcelos, tem capacidade para mais de 12 mil espectadores espalhados por quatro bancadas cobertas.

287 Visualizações 1 Total

References:

Gil Vicente FC 

287 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.