Frank Lampard

Frank Lampard é ex-futebolista inglês, actuava como médio e destacou-se ao serviço do Chelsea, onde é um dos melhores jogadores da história do clube. É o melhor marcador da história do clube. Ao serviço da selecção inglesa participou em 106 jogos, fazendo dele um dos mais internacionais de sempre.

Nasceu a 20 de Junho de 1978 em Romford, a norte de Londres, Inglaterra, Frank James Lampard, é um dos melhores médios de futebol da sua geração, considerado um dos melhores, muitos afirmam mesmo o melhor, jogador da história do Chelsea. Formado no West Ham United, jogou ainda no Manchester City e no New York City FC.

d752a7cc1ad611144615259f1ba25a10

Frank Lampard herdou do pai, além do nome, o gosto pelo futebol, por isso, seguiu as pisadas do pai e entrou para a academia do West Ham United, onde o pai actuava como lateral esquerdo. Chegou aos juvenis do clube e havia de ali completar todo o seu processo de formação e estrear-se como profissional, antes de se afirmar em definitivo na equipa principal, esteve emprestado ao Swansea na época 1995/96, regressando no ano seguinte ao clube que o formou para se tornar fundamental na equipa, onde o seu pai já havia jogado.

Frank Lampard esteve na equipa principal do West Ham United cinco épocas consecutivas onde se lançou para o futebol inglês e europeu, nestas épocas, teve sempre como treinador o seu tio Harry Redknapp, que tinha como adjunto o pai do jogador, Frank Lampard. Após a saída destes da equipa técnica e aliando ao interesse de outros clubes ingleses, Lampard pediu para sair do clube, a direcção aceitou e em 2001 o jogador transfere-se para o Chelsea, por 12 milhões de euros.

Chegava a Stamford Bridge como jovem jogador a afirmar-se no futebol inglês, só viria a sair 13 épocas depois, já como um rei, para os adeptos dos “blues”. Desde início afirmou-se como titular importante, mas é em 2005, com a chegada de José Mourinho ao comando técnico do clube que Lampard eleva o seu futebol para o top mundial. Já com o estatuto de vice capitão, a braçadeira pertencia a John Terry, é com Mourinho que alcança os primeiros títulos enquanto profissional. 50 anos depois o Chelsea sagra-se campeão inglês, com Lampard como uma das principais figuras, feito que repete na época seguinte, sagrando-se assim bicampeão inglês, em 2005/06 fica em segundo lugar na lista da bola de ouro que elege o melhor jogador do mundo, apenas batido por Ronaldinho Gaúcho. Nas duas primeiras épocas a ser orientado por Mourinho, Lampard acrescenta também golos aos seus registos. Até então o seu máximo numa época haviam sido 15, sob o leme de Mourinho, ficou sempre acima dos 19 golos por época, aliás, estes registos fizeram com que Lampard se viesse a tornar no melhor marcado de sempre do Chelsea, com um total de 211 golos oficiais.

Durante a época 2007/08, Mourinho é despedido do cargo de treinador. Apesar da saída do treinador que mais o marcou na carreira, Lampard continuou a ser peça fundamental no clube londrino, com vários treinadores a passarem pelo banco blue, como Avram Grant, André Villas Boas, Carlo Ancelotti ou Rafa Benítez, mas foi com o interino, Roberto Di Matteo, que Lampard viria a conquistar o título que tanto lhe faltava, a liga dos campeões, na época 2011/12 o Chelsea bateu o Bayern de Munique na final, dando assim aos blues pela primeira vez a prova mais importante de clubes.

Frank Lampard esteve no Chelsea até 2014, com 35 anos não renovou contrato, abandonando assim o clube londrino, onde foi por três vezes eleito o melhor jogador da época para os adeptos, com um total de 648 jogos oficiais, que fazem dele o quarto jogador com mais jogos pelo clube.

Após o final da ligação ao Chelsea, Lampard assinou contrato com os norte-americanos do New York City FC, no entanto, antes de rumar aos Estados Unidos, é emprestado ao Manchester City por uma época, uma vez que ambos os clubes pertencem aos mesmos donos. A época em Manchester foi de grande regularidade com 38 jogos e 1 golo, saindo no final da época para o New York City FC. Esteve na Major Soccer League durante duas épocas, onde no total participou em 31 jogos com 15 golos, abandonando os relvados aos 37 anos.

Lampard foi também figura de destaque da selecção inglesa, vestiu a camisola da selecção dos três leões por 106 vezes, que fazem dele o oitavo mais internacional de sempre, fazendo um total de 22 golos, que o colocam como o décimo melhor marcador da história do seu país.

328 Visualizações 1 Total
328 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.