West Ham

O West Ham é uma das históricas equipas do futebol inglês, conquistando diversos troféus a nível interno e com relativo sucesso a nível internacional.

Logo West Ham

Logo West Ham

Fundação: 1895

Cidade/país: Londres, Inglaterra.

Estádio: Olímpico de Londres.

Cor equipamento principal: Branco, Azul e Vermelho.

Principais rivais: Chelsea e Tottenham.

Epíteto: The Irons e The Hammers.

História:

O West Ham United Football Club, ou simplesmente West Ham foi fundado por trabalhadores do estaleiro naval, Thames Ironworks and Shipbuilding Co. Ltd, localizado nas margens do Rio Tamisa. O equipamento do clube foi inspirado no do Aston Villa, na época da criação do clube, provavelmente a equipa mais influente em Inglaterra.

Nos primeiros anos de vida do clube, disputou competições regionais e divisões inferiores dos campeonatos ingleses, até conseguir a primeira promoção ao principal campeonato inglês em 1923, nesse mesmo ano chega à final da Taça de Inglaterra, mas é derrotado na final pelo Bolton por 2 a 0.

Em 1932 o clube volta a cair na segunda divisão, onde permanece até 1958. Apostando num trabalho de base, com jovens jogadores, o técnico na época Ted Fenton, não só voltou a colocar o West Ham juntamente com a elite futebolística inglesa, como iniciou a época de ouro da equipa com a conquista da Taça de Inglaterra em 1964, após bater por 3 a 2 o Preston North End,

A vitória na Taça permitiu ao West Ham disputar a Taça das Taças na época seguinte. Na final desta competição disputada no Estádio de Wembley, perante 100 mil adeptos, os Hammers derrotam o Munique 1860 por 2 a 0, e conquistam o primeiro troféu internacional do seu historial.

Na segunda metade da década de sessenta o West Ham tornou-se numa das mais fortes equipas em Inglaterra, três jogadores do clube eram titulares na selecção inglesa que conquistou o Campeonato do Mundo em 1966.

Os anos seguintes trouxeram mais duas vitórias na Taça de Inglaterra, a segunda em 1975 ante o Fulham por 2 a 0, e a terceira contra o Arsenal por 1-0 em 1980, num ano em que o West Ham disputava o segundo escalão após a despromoção em 1978.

Após subirem de divisão em 1981, conseguem a melhor classificação de sempre do clube na primeira divisão, um terceiro lugar em 1986. O clube voltaria a ser despromovido em 1989, resultando na demissão de John Lyall. Até à demissão de Lyall, o clube apenas tinha tido cinco treinadores durante os seus quase cem anos de história.

Na temporada de 1993-94 disputa pela primeira vez a recém-criada Premier League, e começa o processo de estabilização nesta competição durante o resto da época e viragem do século. Ainda com uma ou outra despromoção pontual, o clube começou a colocar-se como clube de primeira metade da tabela. A época de 2015-16 marcou o fim da utilização do lendário Upton Park, como estádio do clube, transitando as partidas em casa para o Olímpico de Londres.

Títulos;

  • Vencedor Taça de Inglaterra por três vezes: 1963-64, 1974-75 e 1979-80.
  • Vencedor Supertaça Inglesa por uma vez: 1964
  • Vencedor Segunda Divisão Inglesa por duas vezes: 1957-58 e 1980-81
  • Vencedor Taça das Taças por uma vez: 1964-65.
  • Vencedor Taça Intertoto por uma vez: 1999.

 

640 Visualizações 1 Total

References:

http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=94

http://www.whufc.com/Club/History/Club-History

640 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.