Crystal Palace Football Club

Apresentação do clube inglês Crystal Palace Football Club

O Crystal Palace Football Club é um clube de futebol inglês que se situa em Croydon, na zona Sul de Londres, em Inglaterra, e que atualmente disputa a primeira divisão de futebol inglês, mais conhecida por Premier League.

Crystal Palace Football Club

Fundação: Dia 10 de setembro de 1905

Cidade/País: Cidade de Croydon, em Londres, Inglaterra.

Estádio: Selhurst Park

Cor do equipamento principal: Azul, vermelho e branco

Epíteto: The Eagles

Mascote: Alice and Pete (Águia)

O Crystal Palace Football Club é um clube de futebol inglês que tem sede na cidade de Croydon, na zona Sul de Londres, em Inglaterra. O Crystal Palace Football Club é uma equipa de futebol inglesa que disputa a primeira divisão de futebol do país de Inglaterra, mais conhecida como Premier League (em inglês). O clube é mais conhecido no mundo do futebol e do desporto apenas como «Crystal Palace» e joga na Premier League contra clubes ingleses como por exemplo o Southampton Football Club, o Liverpool Football Club, o Manchester United, o Manchester City Football Club, o Chelsea Football Club, o Watford Football Club, o Arsenal Football Club, o Tottenham Hotspur Football Club, o Swansea City Association Football Club, o Leicester City Football Club, o West Ham United Football Club, o Everton Football Club, o Stoke City Football Club, o West Bromwich, o Newcastle United Football, entre outros clubes. O vencedor da Premier League sagra-se campeão de futebol de Inglaterra.

O Crystal Palace Football Club foi fundado no dia dez do mês de setembro do ano de 1905 e tem como estádio do clube o Estádio Selhurst Park, que se situa na capital inglesa e que tem capacidade para cerca de 26.309 pessoas (lugares sentados). O clube inglês usa como equipamento a marca Macron e a cor do equipamento principal é vermelha e azul, com riscas verticais e pequenos apontamentos em branco e preto. O  Crystal Palace Football Club é patrocinado pela cerveja Carlsberg e pelo ManBetX e o presidente do clube é Jeremy Hosking & Martin Long. O treinador do Crystal Palace é Roy Hodgson, um técnico inglês e o treinador adjunto é o irlandês Steven Reid. O símbolo do clube é uma águia que se representa na imagem ou emblema do Crystal Palace Football Club como uma águia em tons de azul e de branco que está em cima de uma bola em tons de vermelho e cinza, tendo um palácio de fundo, em tons de cinzento. O emblema e símbolo do clube tem ainda inscrito o nome do próprio clube numa faixa de fundo azul e limites vermelhos, onde está inscrito «Crystal Palace F. C.».

Originalmente, a alcunha do Crystal Palace Football Club era «Glaziers» (ou seja, vidreiros), na tentativa de criar uma alusão aos seus fundadores e construtores do Palácio de Cristal – uma enorme construção que foi feita em ferro fundido e vidro e que foi erguida no Hyde Park, um parque na cidade de Londres, em Inglaterra, para albergar a Grande Exposição de 1851 onde foram mostradas muitas das inovações da Revolução Industrial. Atualmente a alcunha dos adeptos e sócios do Crystal Palace Football Club é «The Eagles» ou «As Águias», em português, já numa alusão ao símbolo e emblema utilizado pelo clube. O plantel do clube engloba diversas nacionalidades entre jogadores de nacionalidade inglesa, holandesa, francesa, sueca, jogadores da Escócia, Noruega, Costa do Marfim, República da Coreia, da Bélgica, do Mali, da Polónia, do Gana, do País de Gales, da Argentina, do Senegal, da Sérvia, entre outros países.

Estádio do Crystal Palace Football Club

O Estádio do Crystal Palace Football Club tem o nome de Selhurst Park e situa-se ainda no distrito de Croydon, na capital de Inglaterra – Londres. Tem capacidade para 26. 309 pessoas (lugares sentados) e foi inaugurado no ano de 1924. O estádio Selhurst Park foi usado nos Jogos Olímpicos de Verão do ano de 1948, remodelado no ano de 1983 e em 1995 e o arquiteto foi Archibald Leitch.

Títulos do Crystal Palace Football Club

Competições Nacionais
– Inglaterra:
  • Full Members Cup de Inglaterra (Por uma vez), na época dos anos de 1990/91.
  • Football League Championship de Inglaterra (por duas vezes) na época dos anos de 1978/79 e dos anos de 1993/94.

O Crystal Palace Football Club ganhou ainda por duas vezes a The Football Association Youth Cup, nos escalões mais jovens, de Juniores A, Sub-18 anos nas épocas dos anos de 1976/77 e dos anos de 1977/78.

418 Visualizações 1 Total
418 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.