Calciocaos

O Calciocaos foi um escândalo futebolístico que envolveu algumas das principais equipas do campeonato italiano.

O Calciocaos resume-se a um esquema de manipulação de resultados que assolou o futebol transalpino em 2006, manchando a perspectiva externa do futebol em Itália. As primeiras suspeitas relativamente à manipulação de resultados surgiram aquando da investigação das autoridades italianas, relativamente a transferências de clubes italianos gerenciadas pela empresa GEA World, actualmente responsável por consultoria de eventos desportivos, mas na primeira década do século XXI geria a carreira de inúmeros futebolistas.

No decorrer das investigações levadas a cabo pela polícia italiana, foram utilizadas escutas telefónicas, que possibilitaram às autoridades desmascarar uma rede de tráfico de influências e de manipulação no mundo do futebol, levando a abertura de outra investigação conhecida como Calciocaos.

A rede de manipulação de resultados envolvia jogadores, árbitros, dirigentes de clubes e altos responsáveis do futebol italiano. Grandes clubes italianos como a Juventus, AC Milan, Lazio e Fiorentina viram-se envolvidos e directamente implicados neste escândalo.

Inicialmente e face à gravidade do esquema e nível de corrupção no futebol transalpino, a Federação Italiana de Futebol estabeleceu como castigo inicial, a despromoção na secretaria à Série B da Juventus, Lazio e Fiorentina, o Milan iria manter-se na Séria A com quinze pontos negativos.

Após os recursos interpostos pelos clubes, a Juventus foi o clube mais penalizado com a despromoção à Série B a ser confirmada e a ter que iniciar a prova com nove pontos deduzidos, viu igualmente serem-lhe retirados os títulos da Série A das épocas de 2004-05 e 2005-06. AC Milan, Lazio e Fiorentina mantiveram-se no principal escalão do futebol italiano, mas com dedução de pontos, no caso da Fiorentina, iniciou a época com quinze pontos negativos. A nível europeu a punição para os clubes foi a exclusão das competições europeias organizadas pela UEFA na temporada de 2006-07.

O Calciocaos teve sérias consequências competitivas para os clubes e futebol italiano. Embora ainda se mantenha actualmente como dos principais campeonatos na Europa, foi claramente ultrapassado pela Inglaterra e Espanha e mais recentemente pela Alemanha. A perda da Juventus durante uma época para a Série B e a dedução de pontos a alguns dos principais clubes, retiraram atractividade á competição. A imagem da Série A ficou profundamente associada à corrupção e não existência de verdade desportiva, retirando algum mediatismo à competição.

663 Visualizações 1 Total

References:

http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/football/europe/4989484.stm

Calciopoli – The 2006 Italian Football Scandal

663 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.