As artes marciais são um desporto de combate que agrega diferentes disciplinas físicas e mentais, divididas em graus, mas que têm como objetivo último que os seus praticantes se possam defender ou submeter o adversário mediante a utilização de técnicas.
Este desporto implica um treino de combate que não recorre a armas de fogo ou outros dispositivos, sendo praticadas enquanto treino militar, policial, de defesa pessoal e como desporto de combate.
História
A origem das artes marciais remete para a origem da civilização, uma vez que desde sempre a Humanidade procurou formas de combater a cobiça, a inveja e a agressão. Escavações arqueológicas e pesquisas históricas permitem perceber que o kung fu já existia na China há mais de 5000 anos e, portanto, ao longo da história os conhecimentos foram-se expandindo por toda a Ásia, nomeadamente pelo Japão e Coreia, que também têm fortes tradições em artes marciais. Esta atividade visava essencialmente a utilização de técnicas de defesa e de imobilização de agressores.
Apesar da origem da técnica remeter para a Ásia, o termo “artes marciais” refere-se à arte da guerra, tendo origem ocidental e latina. Marte era o deus romano da guerra e, na mitologia grega, era chamado de Ares. Assim, segundo a mitologia romana, as artes marciais são as artes militares ensinadas aos Homens. Ao longo do anos as técnicas foram-se aperfeiçoando e atualmente as artes marciais compreendem um conjunto de movimentos, tipos e técnicas diferentes.
Tipos de artes marciais
Existem dezenas de artes marciais organizadas segundo os estilos de luta e as suas regiões de origem. As dez mais populares no mundo atual são:
Benefícios da prática
Sendo todas diferentes, as artes marciais têm diferentes benefícios e vantagens para os seus praticantes. Contudo, alguns dos benefícios são transversais, destacando-se:
- Melhoria da agilidade
- Aumento da flexibilidade
- Aumento da resistência
- Melhoria do sistema cardiovascular
- Fortalecimento de vários grupos musculares em simultâneo
- Diminuição do sedentarismo
- Maior sensação de segurança e defesa pessoal
- Melhoria da coordenação motora
- Desenvolvimento de características como paciência, disciplina e respeito pelo próximo
- Diminuição do stress