Motociclismo

O Motociclismo é uma modalidade desportiva em que um piloto utiliza uma moto em competições técnicas, de resistência e de velocidade.

O Motociclismo é uma modalidade desportiva em que um piloto utiliza uma moto em competições técnicas, de resistência e de velocidade.

A primeira competição de Motociclismo aconteceu em Inglaterra no ano de 1897, nos arredores de Londres, na cidade de Surrey. Mais tarde, em 1904, é criada a Federação Internacional do Motociclismo, com o objectivo de criar condições de viabilidade, segurança e de expansão das provas que fossem efectuadas. Existem vários tipos de provas associadas ao Motociclismo, umas mais conhecidas ou divulgadas, das quais ficam um resumo.

O Motociclismo de Velocidade é o mais divulgado e o mais espectacular, conjugando máquinas desenhadas especificamente para atingir altas velocidades com trajectórias de risco, o que aporta um certo grau de espectáculo para quem assiste. Existe um Campeonato Mundial de Motociclismo, que se realiza desde 1949 e é a prova com maior impacto global no mundo motorizado de duas rodas, existindo outras provas de velocidade como as Superbikes, as SuperSport e as SuperStock. Nestas provas, como importa a velocidade, vence a corrida quem disputar o número de voltas previamente estabelecido no menor tempo possível em vários circuitos ao longo do ano. No que toca à pista, existe, também provas de resistência, destacando-se o campeonato mundial de resistência e a prova Bol d´Or, realizada em França, que consiste na mesma premissa em que o mais rápido vence mas são provas de maior duração (desde 6 a 24 horas de duração).

O Motocrosse é uma disciplina de velocidade mas ao contrário da Velocidade pura e dura percorrida em asfalto plano ou com elevações muito curtas, no motocrosse acontece um percurso com muitos obstáculos, curvas apertadas e de terra batida, aumentando a dificuldade para o piloto gerir a capacidade de pilotar a sua moto. O Enduro e o Rali Todo o Terreno são similares ao motocrosse utilizando máquinas muito similares entre si de aspecto mas com componentes diferentes no que toca à fiabilidade, isto porque o Enduro e o Rali Todo o Terreno são constituídas por provas de maior distância, ainda que sejam na mesma praticadas em terra batida, areia ou até mesmo asfalto. A diferença do Enduro para o Rali Todo o Terreno consiste na classificação. No Rali Todo o Terreno, o vencedor é aquele que fizer o percurso em menor tempo enquanto no Enduro, o vencedor é aquele que atingir o tempo mais perto do definido previamente ao início da prova, altura em que se delimita um tempo que não se pode

O Trial é a componente mais virada para o espectáculo que existe no Motociclismo tradicional, já que incide sobre a técnica dos pilotos em ultrapassar com a moto diversos obstáculos naturais ou colocados pelas pessoas, sendo que o melhor atleta é aquele que consegue a menor pontuação possível. São dados pontos de penalização de cada vez que o atleta põe o seu pé no chão para apoiar na transposição do obstáculo ou até mesmo quando cai. Uma particularidade destas motos é que não dispõe de selim, o que aumenta a dificuldade das acções dos praticantes desta modalidade. Também, existe a modalidade de Speedway, muito conhecida nos Estados Unidos e nos países Nórdicos e da Europa de Leste que consiste em percorrer um circuito oval em terra batida no menor tempo possível em eliminatórios de quatro atletas de cada vez até se encontrar o vencedor final, baseada num sistema de pontos decrescente consoante quem vence. Portanto, quem conseguir mais pontos, vence a competição. Nesta modalidade, as motos são modificadas pois não dispõem de sistema de travões incorporado, sendo que nos países nórdicos, sobretudo, é utilizada na variante de Ice Speedway que é a mesma versão mas sobre neve/gelo. Além destas modalidades dentro do Motociclismo, existem muitas outras variantes como as corridas de motos históricas, as corridas de Rampa e de Drag Racing, estas mais em voga nos Estados Unidos.

370 Visualizações 1 Total
370 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática