Federação Internacional de Motociclismo (FIM)

A Federação Internacional de Motociclismo é o orgão responsável por toda e qualquer prova de motociclismo existente no mundo.

A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) é o orgão responsável por toda e qualquer prova de motociclismo existente no mundo.

A Federação Internacional de Motociclismo é o responsável máximo por todas as competições de motociclismo, entre as quais, provas de velocidade e resistência em circuitos, trials, enduro, ralis e corridas de pista, como o speedway.

federação internacional motociclismo

Motos de Enduro

História da Federação Internacional de Motociclismo (FIM)

No dia 21 de Dezembro de 1904 fundou-se a Federação Internacional de Clubes Motociclistas. As federações de França, Áustria, Dinamarca, Alemanha e Grã-Bretanha juntaram-se para criar esta associação devido a um desentendimento dois meses antes pela falta de condições existentes nas provas de motociclismo nas quais participavam. Ainda assim, dois anos depois decidiram suspender a actividade do organismo, regressando em 1912. Nesta altura, além dos países referidos, juntaram-se Estados Unidos da América, Holanda, Itália, Suiça e Bélgica a esta associação. Em 1936, o organismo organiza o primeiro campeonato mundial de Speedway e vê a sua acção sair reforçada, com 30 países a fazer parte da federação antes do início da 2ª Guerra Mundial. Depois de terminada a Guerra, a federação decidiu criar a primeira edição do Motocrosse das Nações. Em 1949, é alterado o nome da associação para o nome que, actualmente, é conhecida: Federação Internacional de Motociclismo e criaram a prova de maior prestígio internacional no Motociclismo, o Mundial de Velocidade (MotoGP). Mais tarde, foram criados campeonatos para o Motocrosse, atribuindo campeões mundiais desde 1957. O Trial foi a aposta seguinte da FIM com a criação de várias competições e o primeiro campeonato mundial em 1975. Em 1990, existe a primeira edição dos mundiais de Enduro, prosseguindo um percurso similar às outras especialidades. Durante os Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, a Federação Internacional de Motociclismo é reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional. Actualmente, conta com 113 Federações afiliados de 6 estruturas continentais diferentes.

federação internacional motociclismo

Exemplo de uma prova de trial

Estrutura da Federação Internacional de Motociclismo (FIM)

A estrutura do Conselho de Administração da Federação Internacional de Motociclismo compreende o Presidente Vito Ippolito (Venezuela), os Vice-Presidentes: Nasser Khalilfa Al Atya (Qatar) e Andrzej Witkowski (Polónia), 4 elementos do Conselho e os 6 Presidentes das estruturas continentais diferentes. O Conselho de Administração deve-se reunir a cada trimestre e a última reunião deve ser no mesmo local da Assembleia-Geral.

O Conselho Executivo da Federação Internacional de Motociclismo é composta pelo Presidente, os dois vice-presidente e o Presidente que representa as 6 estruturas continentais. O CEO é membro do Conselho de Administração e do Conselho Executivo mas não tem direito de voto em ambos conselhos.

O Presidente e os elementos do Conselho de Administração são eleitos na Assembleia-Geral por mandatos de 4 anos, um dos vice-presidentes é nomeado pelo Presidente e outros 2 vice-presidentes são eleitos pelo Conselho de Administração. Além dos Conselhos de Administração e Executivo, existe uma comissão específica para cada especialidade existente no Motociclismo.

federação internacional motociclismo

Partida numa prova de resistência

Presidentes da Federação Internacional de Motociclismo (FIM)

Conheça a lista de todos os Presidentes da Federação Internacional de Motociclismo (FIM):

1904/1905 – A. de Lahausse

1905/1906 – le Marquis de Mouzilly St. Mars

1912/1924 – Arthur Stanley

1924/1946 – Albert Bonacossa

1946/1947 – Augustin Perouse

1947/1951 – Marcel Haecker

1951/1959 – Augustin Perouse

1959/1965 – Pieter J. Nortier

1965/1983 – Don Nicolas Rodil del Valle

1983/1989 – Nicolas Schmit

1989/1995 – Jos Vaessen

1995/2006 – Francesco Zerbi

2006/actual – Vito Ippolito

federação internacional motociclismo

Vito Ippolito é o actual presidente da FIM

319 Visualizações 1 Total
319 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática