A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) é o orgão responsável por toda e qualquer prova de motociclismo existente no mundo.
A Federação Internacional de Motociclismo é o responsável máximo por todas as competições de motociclismo, entre as quais, provas de velocidade e resistência em circuitos, trials, enduro, ralis e corridas de pista, como o speedway.
História da Federação Internacional de Motociclismo (FIM)
No dia 21 de Dezembro de 1904 fundou-se a Federação Internacional de Clubes Motociclistas. As federações de França, Áustria, Dinamarca, Alemanha e Grã-Bretanha juntaram-se para criar esta associação devido a um desentendimento dois meses antes pela falta de condições existentes nas provas de motociclismo nas quais participavam. Ainda assim, dois anos depois decidiram suspender a actividade do organismo, regressando em 1912. Nesta altura, além dos países referidos, juntaram-se Estados Unidos da América, Holanda, Itália, Suiça e Bélgica a esta associação. Em 1936, o organismo organiza o primeiro campeonato mundial de Speedway e vê a sua acção sair reforçada, com 30 países a fazer parte da federação antes do início da 2ª Guerra Mundial. Depois de terminada a Guerra, a federação decidiu criar a primeira edição do Motocrosse das Nações. Em 1949, é alterado o nome da associação para o nome que, actualmente, é conhecida: Federação Internacional de Motociclismo e criaram a prova de maior prestígio internacional no Motociclismo, o Mundial de Velocidade (MotoGP). Mais tarde, foram criados campeonatos para o Motocrosse, atribuindo campeões mundiais desde 1957. O Trial foi a aposta seguinte da FIM com a criação de várias competições e o primeiro campeonato mundial em 1975. Em 1990, existe a primeira edição dos mundiais de Enduro, prosseguindo um percurso similar às outras especialidades. Durante os Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, a Federação Internacional de Motociclismo é reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional. Actualmente, conta com 113 Federações afiliados de 6 estruturas continentais diferentes.
Estrutura da Federação Internacional de Motociclismo (FIM)
A estrutura do Conselho de Administração da Federação Internacional de Motociclismo compreende o Presidente Vito Ippolito (Venezuela), os Vice-Presidentes: Nasser Khalilfa Al Atya (Qatar) e Andrzej Witkowski (Polónia), 4 elementos do Conselho e os 6 Presidentes das estruturas continentais diferentes. O Conselho de Administração deve-se reunir a cada trimestre e a última reunião deve ser no mesmo local da Assembleia-Geral.
O Conselho Executivo da Federação Internacional de Motociclismo é composta pelo Presidente, os dois vice-presidente e o Presidente que representa as 6 estruturas continentais. O CEO é membro do Conselho de Administração e do Conselho Executivo mas não tem direito de voto em ambos conselhos.
O Presidente e os elementos do Conselho de Administração são eleitos na Assembleia-Geral por mandatos de 4 anos, um dos vice-presidentes é nomeado pelo Presidente e outros 2 vice-presidentes são eleitos pelo Conselho de Administração. Além dos Conselhos de Administração e Executivo, existe uma comissão específica para cada especialidade existente no Motociclismo.
Presidentes da Federação Internacional de Motociclismo (FIM)
Conheça a lista de todos os Presidentes da Federação Internacional de Motociclismo (FIM):
1904/1905 – A. de Lahausse
1905/1906 – le Marquis de Mouzilly St. Mars
1912/1924 – Arthur Stanley
1924/1946 – Albert Bonacossa
1946/1947 – Augustin Perouse
1947/1951 – Marcel Haecker
1951/1959 – Augustin Perouse
1959/1965 – Pieter J. Nortier
1965/1983 – Don Nicolas Rodil del Valle
1983/1989 – Nicolas Schmit
1989/1995 – Jos Vaessen
1995/2006 – Francesco Zerbi
2006/actual – Vito Ippolito