Regras da Natação Sincronizada

As regras da Natação Sincronizada são do mais complexo que existe na natação internacional devido à sua dificuldade de execução.

mw-1240

As regras da Natação Sincronizada são do mais complexo que existe na natação internacional devido à sua dificuldade de execução.

A Natação Sincronizada é um desporto que consiste na execução de movimentos por atletas numa piscina ao som de música, de forma a perfazer uma coreografia dividida por 2 esquemas que será avaliada por um conjunto de juízes.synchronized-swimming-ita

Cada uma das provas na Natação Sincronizada divide-se em dois esquemas: o esquema técnico e o esquema livre. A avaliação dos juízes no esquema técnico tem como base, a performance da execução, a impressão geral e a qualidade dos elementos técnicos. No esquema livre, os juízes valorizam mais a execução, a performance artística e o nível de dificuldade. A pontuação dada pelos juízes varia entre os 0 e os 10 pontos.

Existem penalizações aos atletas que utilizem as paredes ou o fundo da piscina, não façam alguma das figuras exigidas pelos juízes ou caso exista um desvio grande do tempo exigido em cada esquema. Os 12 melhores vão para a final, onde apenas disputam o esquema livre e quem obtiver maior pontuação é o vencedor final.

Nos Jogos Olímpicos, existem as competições em dueto ou por equipas, enquanto nos Campeonatos do Mundo, além das duas anteriores, junta-se a competição a solo, mista e o combinado. O Combinado é a única prova que contempla apenas o esquema livre. Cada esquema da respectiva competição tem um tempo limite diferente, sendo que a mais curta é o esquema técnico da competição a solo, com 2 minutos, enquanto o combinado poderá chegar até aos 4:30 minutos.

Nas provas por equipas, cada uma deve ser composta por 8 atletas. As Atletas têm 2:30 minutos para o esquema técnico, onde deve realizar um conjunto de figuras definidas pelos juízes. No esquema livre, têm 4 minutos para completar toda a sua coreografia. Nas provas em dueto, as atletas dispõem de 2:20 para cumprir com as figuras obrigatórias do esquema técnico enquanto têm 3:30 minutos para o esquema livre.

As piscinas onde se realizam as provas de natação sincronizada devem de ter 3 metros de profundidade e 50 metros de comprimento, em que os os atletas têm uma área de apresentação de 12 x 12 metros.

Synchronized_swimming_-_Russian_team

Eis a lista completa de figuras previstas no esquema técnico em cada uma das provas da Natação Sincronizada:

I – SOLO

  1. Posição Vertical
  2. Alçada de Tronco
  3. Posição de Abertura com saída de passo à frente
  4. Parafuso Combinado
  5. Aurora Aberta (360º)
  6. Alçada de Pernas para a posição vertical seguida de parafuso rápido (360º) até à completa submersão
  7. Eggbeater

II – DUETO

  1. Posição Vertical
  2. Ariana
  3. Combinação de Cancan em deslocamento
  4. Alçada de Pernas
  5. Alçada de Tronco
  6. Posição Vertical com joelho flexionado
  7. Alçada de Pernas seguida de abertura
  8. Eggbeater

III – EQUIPA

  1. Posição de Guindaste elevando a perna horizontal para a vertical seguido de um Twirl e de um parafuso em 360º
  2. Alçada de Tronco
  3. Posição de Abertura
  4. Posição vertical com joelho flexionado e o nível de água estabelecido entre joelhos e quadris
  5. Deslocamento em combinação de Cancan
  6. Posição Vertical
  7. Alçada de Perna seguida de abertura
  8. Acção em cadência
  9. Eggbeater
651 Visualizações 1 Total
651 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.