As regras da Natação Sincronizada são do mais complexo que existe na natação internacional devido à sua dificuldade de execução.
A Natação Sincronizada é um desporto que consiste na execução de movimentos por atletas numa piscina ao som de música, de forma a perfazer uma coreografia dividida por 2 esquemas que será avaliada por um conjunto de juízes.
Cada uma das provas na Natação Sincronizada divide-se em dois esquemas: o esquema técnico e o esquema livre. A avaliação dos juízes no esquema técnico tem como base, a performance da execução, a impressão geral e a qualidade dos elementos técnicos. No esquema livre, os juízes valorizam mais a execução, a performance artística e o nível de dificuldade. A pontuação dada pelos juízes varia entre os 0 e os 10 pontos.
Existem penalizações aos atletas que utilizem as paredes ou o fundo da piscina, não façam alguma das figuras exigidas pelos juízes ou caso exista um desvio grande do tempo exigido em cada esquema. Os 12 melhores vão para a final, onde apenas disputam o esquema livre e quem obtiver maior pontuação é o vencedor final.
Nos Jogos Olímpicos, existem as competições em dueto ou por equipas, enquanto nos Campeonatos do Mundo, além das duas anteriores, junta-se a competição a solo, mista e o combinado. O Combinado é a única prova que contempla apenas o esquema livre. Cada esquema da respectiva competição tem um tempo limite diferente, sendo que a mais curta é o esquema técnico da competição a solo, com 2 minutos, enquanto o combinado poderá chegar até aos 4:30 minutos.
Nas provas por equipas, cada uma deve ser composta por 8 atletas. As Atletas têm 2:30 minutos para o esquema técnico, onde deve realizar um conjunto de figuras definidas pelos juízes. No esquema livre, têm 4 minutos para completar toda a sua coreografia. Nas provas em dueto, as atletas dispõem de 2:20 para cumprir com as figuras obrigatórias do esquema técnico enquanto têm 3:30 minutos para o esquema livre.
As piscinas onde se realizam as provas de natação sincronizada devem de ter 3 metros de profundidade e 50 metros de comprimento, em que os os atletas têm uma área de apresentação de 12 x 12 metros.
Eis a lista completa de figuras previstas no esquema técnico em cada uma das provas da Natação Sincronizada:
I – SOLO
- Posição Vertical
- Alçada de Tronco
- Posição de Abertura com saída de passo à frente
- Parafuso Combinado
- Aurora Aberta (360º)
- Alçada de Pernas para a posição vertical seguida de parafuso rápido (360º) até à completa submersão
- Eggbeater
II – DUETO
- Posição Vertical
- Ariana
- Combinação de Cancan em deslocamento
- Alçada de Pernas
- Alçada de Tronco
- Posição Vertical com joelho flexionado
- Alçada de Pernas seguida de abertura
- Eggbeater
III – EQUIPA
- Posição de Guindaste elevando a perna horizontal para a vertical seguido de um Twirl e de um parafuso em 360º
- Alçada de Tronco
- Posição de Abertura
- Posição vertical com joelho flexionado e o nível de água estabelecido entre joelhos e quadris
- Deslocamento em combinação de Cancan
- Posição Vertical
- Alçada de Perna seguida de abertura
- Acção em cadência
- Eggbeater