Regras do Ciclismo de Pista

Descrição das regras do ciclismo de Pista para organizadores, equipas e ciclistas.

Descrição das regras do ciclismo de Pista para organizadores, equipas e ciclistas.

Tal como no ciclismo de Estrada, os organizadores de provas em pista devem estabelecer um programa sobre os eventos que vão acontecer, horários, alojamentos, leis anti-doping, descrição da pista e localização da sala de imprensa e do controlo anti-doping. A organização compromete-se a ter secretariado disponível durante o tempo de prova, sendo que os resultados de cada prova e a lista de inscritos deverão ser enviados imediatamente para a UCI após ter finalizado. Por questões de segurança, uma pista de 250 metros não pode ter mais de 24 ciclistas ao mesmo tempo. Um velódromo pode ter entre 133 e 500 metros sendo que considerado um número de voltas, deve dar exactamente 1 quilómetro com margem de erro de 5 centímetros. Deve ter entre 5 a 7 metros de largura e uma zona de segurança delimitada por uma banda azul na parte interior da pista.

Gémeos Oliveira são os melhores representantes portugueses na disciplina

Gémeos Oliveira são os melhores representantes portugueses na disciplina

Regras do Ciclismo de Pista – Ciclistas

Podem ser alvo de aviso ou de desqualificação, se no decorrer da prova, caso tenham atitude anti-desportiva ou cometido alguma ilegalidade. Um aviso é dado através de uma bandeira amarela e a desqualificação é demonstrada pela bandeira vermelha. Caso um ciclista circule pela banda azul situada no bordo da pista poderá ser penalizado ou desqualificado, a não ser que tenha sido involuntário. Os ciclistas devem utilizar dois dorsais com o respectivo número ou apenas um nas seguintes especialidades: Contra-relógio de 500 metros e de 1 quilómetros, Perseguição Individual e por Equipas e Sprint por equipas. Em todos os eventos de Omnium, os ciclistas devem utilizar dois dorsais.

Exemplo de uma prova de Sprint Individual

Exemplo de uma prova de Sprint Individual

Regras do Ciclismo de Pista – Provas de Pista

    • Contra-Relógio de 200 metros

É uma prova de qualificação para o Sprint em que os ciclistas fazem 200 metros numa partida lançada, depois de 3,5 voltas à pista de 250 metros.

    • Sprint Individual

É uma competição de 3 voltas com 2 ciclistas a disputar a vitória. Em Taças do Mundo e Mundiais, são 28 os ciclistas à partida, sendo que os 4 melhores no ranking do Sprint têm passagem para os Oitavos-de-final. Os restantes disputam uma eliminatória para dar acesso aos oitavos-de-final numa corrida única. Nos oitavos-de-final, existe novamente uma eliminatória única para dar acesso aos quartos-de-final. A partir dos quartos-de-final até à final, é a melhor de três séries, sendo que há sempre final para atribuição do 1º e do 3º lugar.

    • Perseguição Individual

É uma prova em que dois ciclistas estão em lados opostos da pista e vence quem alcançar o tempo mais rápido ou quem ultrapassar o adversário. As distâncias desta competição estão estipuladas para os 4 quilómetros (Masculino) e 3 quilómetros (Feminino). Esta competição é organizada em duas componentes: qualificação e finais. Na qualificação competem todos os ciclistas e os 4 melhores tempos da qualificação vão disputar as finais. Os 2 melhores tempos competem pelo 1º lugar, e os restantes 2 lutam pelo 3º lugar.

    • Perseguição por Equipas

É uma prova em que duas equipas estão em lados opostos da pista e vence quem alcançar o tempo mais rápido ou quem ultrapassar a equipa adversária. A competição tem 4 quilómetros  e cada equipa dispõe de 4 elementos. O tempo é tomado à passagem do 3º elemento. Esta competição é organizada de duas componentes: qualificação e finais. Na qualificação competem todos as equipas e os 4 melhores tempos da qualificação vão disputar as finais. Os 2 melhores tempos competem pelo 1º lugar, e os restantes 2 lutam pelo 3º lugar.

    • Contra-Relógio de 500 metros e 1 Quilómetro

É uma prova onde os ciclistas partem de um posto fixo e os homens têm de fazer 1 quilómetro e as mulheres têm de fazer 500 metros no menor tempo possível. Esta competição é organizada de duas componentes: qualificação e finais. Na qualificação competem todos os ciclistas e os 8 melhores tempos da qualificação vão disputar as finais.

    • Pontos

A corrida de Pontos é uma competição em que o vencedor é definido pelo maior número de pontos, conseguido nas metas intermédias ou por avançar o pelotão em voltas. Deve existir sprints intermédios a cada 10 voltas num total de 120 para homens e 80 para mulheres. Em cada sprint intermédio, são atribuidos 5, 3, 2 e 1 pontos para os 4 primeiros e no sprint final são atribuidos 10, 6, 4 e 2 pontos. Um ciclista ganha 20 pontos caso avance o pelotão numa volta, assim como perde 20 pontos por cada volta a menos referente ao grande pelotão.

    • Keirin

É uma prova em que os ciclistas fazem metade das voltas (3) atrás de uma mota e as restantes (3) na disputa ao sprint sem a mota. Deve ter, pelo menos, 12 ciclistas, uma fase qualificativa de 2 séries com 6 ciclistas cada, e as finais do 1º ao 6º classificado e do 7º ao 12º classificado. Enquanto a mota estiver na pista não pode ser ultrapassada por qualquer ciclista.

    • Sprint por Equipas

O Sprint por Equipas define-se pelo confronto de duas equipas de 3 elementos (homens) ou 2 elementos (mulheres). Cada um desses elementos, tem de liderar a prova por uma volta, por isso, nos homens são 3 voltas enquanto nas mulheres são 2 voltas. Ao contrário do sprint individual, no sprint por equipas, partem em metades diferentes da pista.

    • Madison

É uma prova em que duplas de ciclistas correm para ganhar pontos em sprints intermédios e no sprint final. São 100 voltas e 10 sprints para homens e 80 voltas e 8 sprints para as mulheres. Só um elemento das duplas contabiliza para a prova, sendo revezado pelo outro batendo nas mãos ou nos calções. Em cada sprint intermédio, são atribuídos 5, 3, 2 e 1 pontos para os 4 primeiros e no sprint final são atribuídos 10, 6, 4 e 2 pontos. Uma dupla ganha 20 pontos caso avance o pelotão numa volta, assim como perde 20 pontos por cada volta a menos referente ao grande pelotão.

    • Scratch

É uma prova individual de 15 quilometros para os homens e de 10 quilómetros para as mulheres em que vence a prova quem for o mais rápido na distância. Caso existam ciclistas ultrapassados pelo pelotão, estes devem retirar-se da pista.

    • Eliminação

É uma prova individual em que o último ciclista em cada sprint intermédio e final é eliminado. De 2 em 2 voltas, deve existir um sprint intermédio para que ocorra uma eliminação. Ainda assim, pode existir eliminações por outros motivos, isto se algum ciclista ocorrer em algum infracção, se for ultrapassado em voltas ou se tiver abandonado entre sprints.

      • Omnium

É uma competição que agrega 4 disciplinas do ciclismo de pista, a saber:

  1. Scratch – 10 quilómetros (Masculino) e 7,5 quilómetros (Feminino)
  2. Corrida Tempo – 10 quilómetros (Masculino) e 7,5 quilómetros (Feminino)
  3. Eliminação
  4. Corrida de Pontos – 25 quilómetros (Masculino) e 20 quilómetros (Feminino)

regras velódromos - regras ciclismo de pista

Regras do Ciclismo de Pista – Classificação UCI para Pista

A UCI estabelece uma classificação de pontos agregada à classificação que os ciclistas obtêm nos eventos que competem e a Pista é só uma das vertentes na qual acontece. Para cada ciclista, contabilizam os pontos alcançados nos 3 melhores resultados na Taça do Mundo, os 3 melhores resultados em provas de Classe 1 e os 3 melhores resultados em provas de Classe 2.
Quanto aos pontos, nos Jogos Olímpicos e Mundiais, o 1º classificado em provas individuais consegue 750 pontos, o 2º classificado alcança 675 pontos, o 3º classificado fica com 600 pontos. Nos campeonatos continentais, os três primeiros ficam com 600, 540 e 480 pontos. Em Taças do Mundo, os primeiros três alcançam 500, 450 e 400 pontos, respectivamente. Nas provas dos circuitos continentais de Classe 1, são atribuídos 200, 180 e 160 pontos enquanto nas de Classe 2, são dados 100, 90 e 80 pontos para os três primeiros classificados. Em qualquer competição, são atribuídos pontos a todos os classificados. Na competição do Madison, são atribuídos os mesmos pontos, só que a duplicar por se tratar de uma competição de duplas. Na Perseguição e Sprint por equipas, os pontos a atribuir para os três primeiros são 375, 337,5 e 300 em Mundiais e Jogos Olímpicos, 300, 270 e 240 pontos em provas de campeonatos continentais e 250, 225 e 200 em provas da Taça do Mundo. Nas provas de Classe 1 estão destinados 100, 90 e 80 pontos para os primeiros e metade desses pontos para as provas de Classe 2. No caso da perseguição individual, os pontos são a multiplicar pelos 4 elementos da equipa, enquanto no Sprint são a multiplicar por 3.

Equipa colombiana numa prova de perseguição por equipas

Equipa colombiana numa prova de perseguição por equipas

Regras do Ciclismo de Pista – Equipas

Uma equipa de ciclismo de pista deve ter entre 3 e 10 ciclistas e outros elementos de staff, identificada com o nome dos patrocinadores, podendo participar nas provas de Sprint Individual e por Equipas, Perseguição Individual e por Equipas, Keirin, Contra-relógio de 500 metros e 1 Quilómetros, Corrida de Pontos, Scratch e Madison.

603 Visualizações 2 Total
603 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.