Pug (Raça de Cão)

O Pug (Raça de cão) tem origens na China… Esse pequeno cãozinho de face chata e cauda enrolada é completamente representativo da perfeição canina na cultura asiática.

 

Este artigo é patrocinado por: Apolo Pet Spa & Boutique

Apresentação do Pug ( Raça de Cão)

Pug
País de origem Classificação FCI Função inicial
China Grupo 9 – Cães de companhia

Secção 11 – Molossóides de tamanho pequeno

Padrão nº 253 – 13/10/2010

Cão de companhia

 

Características Gerais
Tamanho 25 – 30 cm
Peso 6,3 – 8,1 kg
Cores Preto, fulvo, prateado, pêssego
Esperança de vida 12 – 15 anos
Personalidade       Sociável, leal, teimoso, brincalhão

Origem

O Pug (Raça de cão) tem origens na China. Foram encontrados indícios da sua presença na Ásia muito antes da Era Cristã. Esse pequeno cãozinho de face chata e cauda enrolada é completamente representativo da perfeição canina na cultura asiática. Foi muito popular na China até ao século XII. O interesse por esta raça foi então diminuindo até ao início do século XVI , altura em que terá sido introduzida na Holanda, pelos comerciantes da Companhia Holandesa das Índias Orientais. Na Holanda tornou-se muito popular e foi apelidado de “Mastim Holandês” (“Dutch Mastiff” em inglês). O primeiro exemplar a chegar ao Reino Unido terá sido levado pelo Rei Guilherme III aquando da sua subida ao trono da Inglaterra em 1689. Ao longo do Século XIX, os Pug foram um símbolo de moda na alta sociedade.

Esta raça canina foi reconhecida a título definitivo pela Federação Cinológica Internacional (FCI) em 1966.

Apeto físico

Os Pug são de pequeno porte. Descritos pela expressão latina “multum in parvo”, que se traduz por “muito em pouco”, possuem muita substância e uma grande personalidade num corpo muito pequeno. São extremamente compactos, de corpo musculoso, robusto e quadrado.

Apresentam uma cabeça redonda e proporcional com o resto do corpo. O focinho é bastante curto com rugas espessas (mas sem exagero). Possuem um ligeiro prognatismo inferior e olhos globulosos, grandes e escuros, mas nunca salientes.

As orelhas, pequenas e suaves ao toque, caem para a frente, cobrindo o canal auditivo, são as chamadas “orelhas de botão” (formato preferido pela FCI), ou dobram-se para trás em formato de rosa. A cauda, de inserção alta, enrola-se uma ou duas vezes sobre o dorso.

O pêlo, curto, fino e liso, é monocromático de cor preta, fulva, pêssego ou prateada, permitindo sublinhar o contraste da cor de base com a máscara, as manchas e as sardas nas bochechas, que devem ser o mais negro possível.

Personalidade

Os Pug são afeituosos, sociáveis e leais. Foram criados para desempenhar a função de cão de companhia e desempenham-na na perfeição! Sempre bem dispostos e brincalhões, dão-se bem com crianças e outros animais de companhia. São inteligentes e muito sensíveis ao tom de voz, o que faz com que sejam fáceis de treinar.

Cuidados específicos

Os Pug são cães relativamente pouco activos. São braquicefálicos, o que faz com que possam ter dificuldades em respirar quando submetidos a demasiado exercício físico ou a temperaturas extremas. Uns simples passeios diários são suficientes.

Devem ser escovados pelo menos duas vezes por semana e as rugas faciais exigem uma limpeza regular.

272 Visualizações 4 Total

References:

272 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.