Turfa (Conceito, Definição, Significado, O que é)

O que é a Turfa: A turfa é um tipo de carvão húmico, e como tal é considerada uma rocha sedimentar de origem biogénica. Os carvões húmicos são…

O que é a Turfa

A turfa é um tipo de carvão húmico, e como tal é considerada uma rocha sedimentar de origem biogénica. Os carvões húmicos são carvões resultantes de acumulações de plantas incarbonizadas que na sua formação passaram por uma fase inicial húmica. Dividem-se em carvão de cutina, em que o material vegetal é constituído por restos de folhas, esporos e pólen, e em carvões lenho-celulósicos formados por tecidos lenhosos e celulose. Este tipo de carvão pode ainda subdividir-se em turfa, lenhito, hulha e antracito.Turfa

Para se caracterizar os tipos de carvão são utilizadas propriedades físicas como a cor, o brilho, a densidade, e diversas propriedades químicas, nomeadamente a sua composição química. Se a caracterização for para fins industriais, deve-se ter em conta também o teor de cinzas, água, carbono, matérias voláteis e ainda o poder calorífico.

No caso específico da turfa, este é um carvão de cor castanha ou negra, com baixa densidade, sendo o mais pobre e o menos evoluído dos carvões, com a percentagem de carbono a não ultrapassar os 50%. Apresenta grande quantidade de fragmentos de plantas herbáceas, visíveis a olho nu. Arde com chama fuliginosa e apresenta um cheiro característico de ervas secas queimadas. Pode ser usado quer para aquecimento doméstico, que para usos agrícolas, nomeadamente para enriquecimento dos solos e também para remoção de contaminantes do solo.

Forma-se em regiões pantanosas (designadas turfeiras) a partir da incarbonização parcial de plantas herbáceas e existem atualmente turfeiras ativas onde o carvão está em formação. Com o fim da época glaciar, há cerca de 10 mil anos, as turfeiras foram avançando cada vez mais para norte e atualmente todas se situam em regiões frias e húmidas propícias ao desenvolvimento de certas plantas herbáceas e musgos. A ocupação vegetal faz-se por camadas em que a externa, viva, está implantada sobre um série de outras sucessivamente mais antigas, já mortas e em decomposição. Abaixo da camada viva, segue-se uma camada mais rica em húmus e camadas de turfa cada vez mais compactas e incarbonizadas.

1789 Visualizações 1 Total
1789 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.