Contextualização do Mar Negro:
O Mar Negro é um mar interior rodeado pela Europa, Anatólia e Cáucaso. A porta de entrada e saída deste mar é o estreito do Bósforo, ligando-o ao Mar de Mármara que consequentemente está ligado ao Mar Egeu através do estreito de Dardanelos.
O Mar Negro tem uma profundidade máxima de 2206 metros e ocupa uma superfície de 436 400 km2. É rodeado por diversos países, Turquia, Rússia, Ucrânia, Geórgia, Roménia e Bulgária. Com excepção dos dois primeiros, o Mar Negro é a única porta de acesso marítimo dos vários estados que o circundam. Actualmente o acesso ao mar é vital para o sucesso económico de um Estado, a esmagadora maioria das trocas comerciais são estabelecidas a partir de rotas marítimas, daí a preponderância do Mar Negro na economia das países que o envolvem.
Não existe consenso entre geógrafos e geólogos sobre a forma como esta superfície aquática formou-se. Os registos geológicos permitem compreender que a dimensão do Mar Negro variou durante as Eras. Segundo uma perspectiva o Diluvio presente no Antigo Testamento da Bíblia poderá reportar a uma subida repentina do nível das águas deste mar.
O Mar Negro é abastecido por águas doces e salgadas. Doces pelos afluentes como o Danúbio e o Dniepre e salgadas pelo Mar Mediterrâneo. As águas do Mar Negro apresentam uma menor concentração de sal, flutuando sobre as águas salgadas e mais pesadas do Mediterrâneo. Este movimento osmático das águas permite um balanço hídrico positivo ao Mar Negro e constante corrente aquática.
O Mar Negro deve a sua designação á elevada concentração de minerais nas suas águas que dão-lhe uma coloração mais escura. Na época helénica era conhecido como Ponto Euxino. A baixa concentração de sal favorece a flutuação.
Várias civilizações tiraram proveito da localização estratégica deste mar, entre dois continentes – Ásia e Europa, para fomentarem a actividade comercial. Foram os gregos que inicialmente compreenderam e exploraram o potencial da região estabelecendo colónias nas zonas costeiras do Mar Negro. Aqueménidas, Romanos, Bizantinos, Otomanos, Império Russo e União Soviética são outros exemplos de entidades governativas que tentaram tirar o maior proveito da região.
Algumas das cidades mais importantes e influentes que situam-se nas margens do Mar Negro são Istambul (Turquia), Odessa (Ucrânia), Samsun (Turquia), Novorossisk (Rússia), Varna (Bulgária) ou Constança (Roménia)