Enquadramento do Mar de Mármara:
O Mar de Mármara em turco Marmara Denizi é um mar interior que faz a separação entre a Turquia europeia e o seu território asiático – Anatólia. Através do Estreito de Dardanelos faz ligação ao Mar Egeu e do Bósforo ao Mar Negro.
O Mar de Mármara tem uma superfície de 11 350 km2, uma profundidade média de 494 metros e máxima de 1370 metros. A maior distância entre um extremo ocidental e oriental é de 280 Km e 80 km entre o sul e norte. Localiza-se numa falha geológica responsável por diversos sismos na região.
O Mar de Mármara deve a sua origem etimológica a uma das várias ilhas que o compõem, A ilha de Mármara tem abundância de mármore daí a sua denominação – Mármara é mármore em grego. As outras ilhas são Avşa, İmralı, ilhas Pincipe, Paşalimanı e Ekinlik.
A importância deste mar ao longo dos milénios é bem visível. Várias entidades políticas como gregos, aqueménidas, romanos, bizantinos ou otomanos, compreenderam a relevância desta região para a circulação marítima e acesso ao Mar Negro.
Na Época Clássica o Mar Negro adquiriu um papel significativo na actividade económica e comercial potenciada pela civilização helénica. Esta relevância é transposta para os nossos dias por ser a porta de entrada e saída de bens em países como a Ucrânia, Roménia ou Bulgária. O Mar de Mármara é o único ponto de ligação do Mar Negro com o Egeu e consequentemente com o Mediterrâneo, elucidando assim da sua importância para as rotas comerciais globais.