Europa (continente)

Europa é um dos seis continentes do planeta Terra.

Europa é um dos seis continentes do planeta Terra. Esse continente é considerado o segundo menor em se tratando de superfície. Em termos de população, é o quarto mais populoso, estando atrás apenas da Ásia, da África e das Américas. A Europa é composta por cerca de 50 países, sendo a Rússia o maior, em termos de território, e o Vaticano o menor.

Em 2015 viviam cerca de 740 milhões de pessoas em território europeu, o que equivale a 11% da população mundial nesse ano. Isso significa que a cada 100 pessoas, 11 viviam na Europa. Estimativas das Organizações das Nações Unidas apontam que em 2050 apenas 7% dos seres humanos viverão na Europa.

Isso representa, desde sempre, uma queda vertiginosa da quantidade de moradores na Europa. No ano de 1900, por exemplo, 25% das pessoas viviam no continente europeu. Isso representava um terço da população mundial durante o período.

Embora a ciência tenha provado que a humanidade surgiu na África, a Europa foi berço da cultura ocidental. Nomeadamente a Grécia desponta como nação onde grande parte do que o ocidente tem hoje como cultura nasceu. Junto aos gregos, os romanos deixaram um legado cultural, social, linguístico, ético e até mesmo jurídico ao homem contemporâneo.

Europa: o berço do ocidente

A Grécia Antiga era uma junção de cidades-estado, onde surgiu uma forma primitiva de democracia. Atenas, pólis mais desenvolvida e poderosa de todas as cidades gregas, foi palco de diversas manifestações políticas, sociais e artísticas. Foi na Grécia, ainda, que surgiu a filosofia, junto aos clássicos Aristóteles, Platão e Sócrates.

Alexandre, o Grande, propagou a cultura helênica a dezenas de regiões da Europa e de fora dela. Ainda na Antiguidade surgiu outro império na Europa que despontou como um dos mais importantes de toda a história: o Romano. Os romanos absorveram diversos elementos da cultura grega e adaptaram aos próprios pensamentos e formas de ver a vida.

O Império Romano teve vida longa, mas viu-se ruir por dentro a partir de intrigas políticas que o enfraqueceram. Em 313 depois de Cristo o Império Romano tornou-se cristão, devido ao Édito de Milão, editado pelo imperador Constantino. Estava montada a base religiosa e social da Europa, que perduraria por toda a Idade Média.

Após a queda do Império Romano do Ocidente, surgiu, na Idade Média, o feudalismo. Durante o feudalismo surgiram novos príncipes e reis que se uniram à Igreja Católica para construir uma nova ordem social e econômica no Ocidente. O Sacro Império Romano foi durante muito o tempo um dos maiores impérios europeus.

O continente centro do mundo

Na Idade Moderna, conhecida como Renascimento, a vida intelectual e cultural na Europa foi profundamente afetada. O Renascimento surgiu na Itália e espalhou-se por todo o território europeu. Ele durou cerca de duzentos e cinquenta anos e alterou o modo como se pensava a literatura, a religião, a história, a ciência, a política e a arte em geral.

A Europa sempre foi um continente que viveu envolvido em guerras. Isso não impediu que acontecesse a Era dos Descobrimentos. Diversas nações lançaram-se a explorar o mundo, tendo a Ásia e as Américas sido as porções de terra mais exploradas. Portugal foi quem iniciou e encabeçou as primeiras navegações, no século XV, que se estenderam por vários anos.

A Europa é considerada o continente central em termos de cultura, economia e políticas sociais. A importância histórica dela é inegável, por inúmeras razões. As duas Grandes Guerras se iniciaram a partir de conflitos menores entre nações europeias, por exemplo, e outros conflitos bélicos importantes da história humana tiveram a participação dos europeus. Ao longo dos séculos a Europa se colocou no centro de fatos históricos que tiveram impacto em todo o planeta.

europa

375 Visualizações 2 Total

References:

https://www.britannica.com/place/Europe

375 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.